compartilhar

SEGURANDO O VOLANTE, SÓ: Campanha Pare de Dirigir Teclando é foco do Maio Amarelo

Frota dos Correios é adesivada com alerta sobre o risco do uso de celular ao volante para segurança do trânsito. No DF, foram 17,8 mil autuações dessa infração só no primeiro quadrimestre deste ano

Número de motoristas autuados por uso de celular ao volante no primeiro quadrimestre do ano: 17.811

"O uso do celular na direção de veículo é tão preocupante quanto à ingestão de bebida alcoólica"Silvain Fonseca, diretor-geral do Detran.


“Pare de Dirigir Teclando”. A advertência sobre os riscos dessa atitude temerária para a segurança do trânsito está, agora, estampada na frota da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos que circula em Brasília.

A adesivagem dos veículos foi feita nesta quarta-feira (24) pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran), em parceria com a estatal.

Resultado de imagem para celular no transito

De acordo com dados do Detran, no primeiro quadrimestre deste ano, foram autuados 17.811 condutores por uso do celular ao volante. Isso representa uma média de 148 autuações por dia no Distrito Federal.

No mesmo período do ano passado, foram multados 16.773 motoristas. Em todo o ano de 2016, registraram-se 51.468 infrações desse tipo.


Segundo estabelece o Código de Trânsito Brasileiro, dirigir manuseando o celular é infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira de habilitação.

A ação preventiva desencadeada hoje faz parte do cronograma de atividades do Maio Amarelo, que tem como tema, neste ano, Minha Escolha Faz a Diferença.


O adesivo foi idealizado por integrantes de motoclubes de Brasília, que dão apoio permanente ao Detran nas diversas campanhas educativas de trânsito.

A ideia é chamar a atenção da população sobre o perigo de manusear o celular enquanto dirige, uma das maiores causas de acidentes atualmente.

O diretor-geral do Detran, Silvain Fonseca, destacou a importância da parceria com os Correios. “O uso do celular na direção de veículo é tão preocupante quanto à ingestão de bebida alcoólica. Essa parceria com os Correios proporciona que a mensagem educativa circule pelas vias da Grande Brasília”, observa.Resultado de imagem para celular no transito

O coordenador regional de Suporte dos Correios, Gerson do Vale, enfatizou que o adesivo fixado nos veículos da empresa é uma maneira de incentivar boas práticas no trânsito.

“É uma forma de deixar de ser aluno e passar a ser educador de trânsito, podendo dar o exemplo de como dirigir com segurança”, diz o gestor.

 

COMENTÁRIOS