compartilhar

A VOVÓ DAS SATÉLITES: Brazlândia completa 84 anos na próxima segunda-feira com festividades

A cidade-satélite, que pertencia a Luziânia (GO), nasceu antes da inauguração de Brasília e foi incorporada ao Distrito Federal em 1964. Festa para comemorar o aniversário tem 15 dias de programação

Nesta segunda-feira (5), Brazlândia completa 84 anos. Para as comemorações, a administração regional preparou 15 dias de eventos em junho, como torneios e eventos esportivos, a partir de sábado (3).


Entre as atrações, haverá dois dias do projeto Rua de Lazer.

No domingo (4), na Rua do Lago, das 10 às 17 horas; e na quinta (15), na Vila São José, a partir das 14 horas.

O evento contará com brinquedos infláveis, jogos educativos e cama-elástica.

Brazlândia abastece cerca de 60% da água da Grande Brasília

Brazlândia surgiu em 1852, como um povoado próximo à fazenda da família Braz, de onde surgiu o nome da cidade-satélite, em Luziânia (GO). Ela foi criada oficialmente em 5 de junho de 1933, antes da construção de Brasília.Resultado de imagem para BRAZLANDIA DF

A cidade-satélite foi incorporada ao Distrito Federal em 10 de dezembro de 1964, pela Lei n° 4.545, mas foi em 25 de outubro de 1989, pelo Decreto n° 11.921, que se tornou região administrativa do GDF.

Brazlândia abriga a barragem do Rio Descoberto, que é responsável por cerca de 60% do abastecimento de água da Grande Brasília, e é conhecida também pela forte produção agrícola. A localdiade é a maior fornecedora de produtos hortigranjeiros do Distrito Federal.

Resultado de imagem para BRAZLANDIA DFSegundo dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) de 2015, da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), a população estimada da região é de 52.287 pessoas, a renda média mensal domiciliar é de R$ 3.239 mil e a mensal per capita, R$ 983,13.

 

COMENTÁRIOS