compartilhar

CAMPUS PARTY BRASÍLIA: Divulgadas as atrações da Open Campus, a área gratuita onde devem passar 40 mil pessoas

Etapa do Campeonato Brasileiro de Drones, hockey de robôs, exposição de startups e projetos universitários, simuladores e um fórum sobre cidades inteligentes são algumas das atrações da Open Campus

Quem não conseguiu ingressos para a Arena não vai ficar de fora da primeira edição da Campus Party Brasília.

 

Assim como já ocorre nas demais edições, o evento contará com uma área gratuita, aberta ao público e repleta de atrações.

 

A Open Campus funcionará nos dias 15 e 16 de junho, das 10hs às 21hs, e no dia 17, das 10h às 18h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

 

Quem visitar o espaço poderá interagir com uma série de simuladores, acompanhar o duelo Hockey Party com vários times de Hockey entre Robôs, assistir a etapa Brasília do Campeonato Brasileiro de Drones, além de conhecer trabalhos acadêmicos e startups com ideias inovadoras, bem como participar de um fórum com especialistas e autoridades que vai discutir como tornar as cidades do futuro mais inteligentes e humanas, entre outras atrações.

Resultado de imagem para Campus Party Brasília

“A ideia da área da Open Campus é justamente permitir que aqueles que não tiveram a oportunidade de adquirir ingressos para a Arena sintam um gostinho do que é o evento. Programamos uma série de atividades em um espaço democrático e inclusivo, que oferece aos visitantes a oportunidade de adquirirem novos conhecimentos, passarem por experiências diferenciadas, conhecerem projetos criativos e inovadores, trocarem ideias e, obviamente, se divertirem muito”, explica Tonico Novaes, diretor-geral da Campus Party Brasil.

 

Mais de 40 mil pessoas são esperadas nos três dias em que a área estará aberta ao público. Confira abaixo as principais atividades da Open Campus:

 

ETAPA BRASÍLIA DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE DRONES 

A Campus Party Brasília recebe, na Área de Drones Mirante Lab, mais uma etapa do Campeonato Brasileiro de Drones que contará com a presença de pilotos profissionais.

 

Além disso, nos horários que não estiver ocorrendo o campeonato, aqueles que já tem alguma noção de pilotagem de drones poderão testar suas habilidades nessa mesma pista. As atividades com drones incluem ainda um workshop de montagem de um minidrone, dia 15, às 15h30, e uma palestra sobre o cenário dos drones no Brasil, com a participação de pilotos e representante do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), dia 16, às 15h.

 

HOCKEY PARTY DE ROBÔS

Pode preparar a garganta para torcer e gritar muito acompanhando essa disputa nada sangrenta entre robôs em um torneio de hockey, disputado por oito times com três jogadores cada, elaborado pela Robocore.

 

SIMULADORES

Com a finalidade de proporcionar ao público uma experiência cada vez mais próximas da realidade, a Campus oferece como atração a área de simuladores que contará com vários modelos, incluindo alguns com realidade virtual.

Entre os destaques, estão simuladores de helicóptero, carro de corrida (cockpits), asa delta, carrinho de rolimã e drones.

 

STARTUP & MAKERS

Resultado de imagem para Campus Party BrasíliaO programa de incentivo ao empreendedorismo da Campus Party, que já ajudou mais de 1000 startups, se tornou uma plataforma para empresas com potencial de crescimento.

 

Com seu modelo único que reúne networking, interação, conhecimento e possibilidade de contato com empresas e investidores, o programa selecionou 40 startups em dois estágios:  20 em Early Stage (embrionária) e 20 em Growth Stage (mais avançada). Integrado à Open Campus, é uma ótima oportunidade para conhecer as ideias e tecnologias que podem muito em breve fazer parte do nosso dia a dia. Além isso, o público pode acompanhar palestras sobre empreendedorismo em um palco temático. Funciona dias 15 e 16, das 10h às 21h.

 

CAMPUS FUTURE

Mostra de 20 projetos acadêmicos desenvolvidos nas salas de aula por alunos de graduação, recém-formados e em centro de pesquisas de todo o Brasil. De forma interativa, os visitantes podem se divertir com as “engenhocas” e experimentar os protótipos criados pelos estudantes. Funciona dia 17, das 10h às 18h.

 

ESPAÇO FAZEDORES

Nesse espaço serão realizadas dezenas de oficinas com o objetivo de promover a cultura maker no Brasil e mostrar aos visitantes o que significa colocar a mão na massa, aprendendo e se divertindo muito no processo.

 

CAMPUS FÓRUM

Como as cidades podem se tornar mais inteligentes e humanas e com isso mudar as perspectivas da sociedade? Qual o papel dos governos instituídos e como a iniciativa privada pode contribuir? Qual é política de ciência e tecnologia que o Distrito Federal está adotando para esse fim e os próximos passos?

 

Essas são algumas das questões centrais que serão abordadas e discutidas por representantes das três esferas do governo – Federal, Estadual e Municipal -, além de especialistas e autoridades no assunto, dentro dos painéis do Fórum de Cidades Inteligentes e Humanas, que acontecerá no dia 15 de junho, no stand do MCTIC.

 

DROPS

Exposição de talentos locais com foco em Inovação e Tecnologia. Entre eles, o um projeto de automação de veículos com Arduino. Trata-se de um sistema de controle automotivo por meio de dispositivos móveis que possibilita ao usuário a escolha de quais funções do veículo – no caso uma cabine de caminhão Scania-  ele deseja automatizar.

 

Entre as alternativas, a solução permite determinar um melhor regime de trabalho para economia de combustível, regular o controle de pressão dos pneus e dimensionar o tempo de acionamento da luz da seta, por exemplo.

 

EXPOSITORES

Os parceiros e patrocinadores da Campus Party 2017 também irão proporcionar diversas atividades para os visitantes interagirem na Open Campus.  Haverá lançamento e demonstração de produtos, distribuição de brindes e muito mais. Destaque ainda para a presença, no sábado, de uma réplica do carro do filme “De Volta para o Futuro”.

Resultado de imagem para Campus Party Brasília 

Já a ARENA, área que está com sold out de ingressos, conta com 04 palcos para palestras, 02 espaços para workshops e bancadas com Internet cabeada com 20 GB de velocidade, onde campuseiros poderão conectar seus computadores e também participar de vários desafios de desenvolvimento, os hackathons. No time de magistrais, além dos já anunciados Matthew F Reyes, Ricardo Cappra, Horst Hörtner e Richard Stallman, a Campus Party Brasília terá também no palco principal:

 

Ani Liu16/06 – 13h30

Ani Liu é uma artista interdisciplinar que trabalha com a intersecção da arte e ciência. Atualmente no MIT Media Lab, ela cria arte baseada em pesquisa que explora as implicações sociais, culturais e éticas de novas tecnologias. Na busca do elo entre inovação científica com tangibilidade emocional, seu trabalho possui escalas abrangentes de projetos arquitetônicas, próteses wearables, realidade aumentada e biologia sintética. Liu possui trabalhos apresentados no Boston Museum of Fine Arts, Asian Art Museum, MIT Museum, MIT Media Lab, Wiesner Gallery, Harvard University, Open Gallery, Powerhouse Alliance Conference, Buildings as Cities Inaugural Conference e TED.com. 

 

Paco Ragageles – 14/06 – 21h00

Paco Ragageles, CEO e Co-fundador da Campus Party apresentará o projeto para a criação de uma fundação mundial que vai cuidar do principal desafio planetário: a chegada dos robôs aos postos de trabalho dos humanos. Nas próximas décadas, os robôs irão substituir os humanos em todos os empregos, devemos chegar ao ponto de que apenas as máquinas irão trabalhar. O planeta deve se preparar para este desafio e a Fundação Feel The Future irá tentar sensibilizar a todos, propondo novos modelos para uma sociedade sem trabalho.

 

Francesco Farruggia, Presidente do Instituto Campus Party, destaca que “neste evento, em Brasília, vamos debater e apresentar ações e modelos de desenvolvimento urbano e social que tem como base a tecnologia. As transformações das cidades em cidades inteligentes, a revolução que a Internet das Coisas está provocando no nosso dia a dia e a importância do big data na relação da administração pública com os cidadão são exemplos de temáticas que estarão presentes na Campus Brasília”.

 

A Campus chega em Brasília por uma iniciativa da ASTEPS (Associação Brasileira de Startups e Empreendedores Digitais), do Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Joe Valle e do Secretário Adjunto de Trabalho do GDF, Thiago Jarjour.

Resultado de imagem para Campus Party Brasília

Mais informações:

brasil.campus-party-org/brasilia

Serviço:
Campus Party Brasília

De 14 a 18 de junho de 2017

Tema: Países Inteligentes
Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Brasília-DF

 

Open Campus
Dias 15 a 16 de junho de 2017

Horário: das 10h às 21h

Dia 17 de junho de 2017

Horário: das 10h às 18h
Centro de Convenções Ulysses Guimarães

 

SOBRE A CAMPUS PARTY

 

 

A Campus Party é a maior experiência tecnológica do mundo que reúne jovens geeks em um festival de inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e universo digital. Realizada pela primeira vez em 1997, na Espanha, a Campus Party conta hoje com mais de 475 mil campuseiros cadastrados em todo mundo, e já produziu edições em países como Espanha, Holanda, Alemanha, Reino Unido, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia e Equador. O evento está presente no Brasil há dez anos e em 2017, terá edições em Portugal, Itália, Singapura e África do Sul.

 

COMENTÁRIOS