compartilhar

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA: 1º dia de vestibular da UnB registrou taxa de abstenção de 8,38 por cento

Ao todo, 21,1 mil pessoas se inscreveram no certame. Na prova de redação, candidatos tiveram que escrever texto opinativo para coluna de um jornal.

A taxa de abstenção registrada no primeiro dia de provas do vestibular da Universidade de Brasília (UnB) foi de 8,38% (1.772). Em 2016, o índice foi de 6,5%.

 

Ao todo, 21,1 mil pessoas se inscreveram, nesta edição, para concorrer a uma vaga nos cursos da instituição.


Neste sábado (10), os candidatos resolveram questões de língua estrangeira, língua portuguesa, literatura, geografia, história, artes, filosofia e sociologia, além da prova de redação.


Segundo o Cebraspe, responsável pela organização do vestibular, os estudantes tiveram que escrever uma redação a partir da frase "Entre o futuro imaginário e o passado idealizado, o presente...". De acordo com os comandos da prova, o texto seria publicado em uma coluna de opinião de um jornal de grande circulação.


Para o professor de redação do Centro Educacional Sigma, Eli Carlos Guimarães, o tema proposto é "exigente porque demanda uma reflexão". "Acredito, no entanto, que a geração que vive envolvida com a tecnologia, com as discussões sobre o futuro, não teve dificuldade para responder a prova", apontou o docente.


Neste domingo (11), serão testados os conhecimentos dos alunos nas disciplinas de biologia, física, química e matemática.

No Distrito Federal, os candidatos fazem provas no Plano Piloto e nas cidades-satélites de Brazlândia, Ceilândia, Gama, Planaltina, Sobradinho e Taguatinga. O concurso também é aplicado nas cidades goianas de Formosa, Goiânia e Valparaíso. Em Minas Gerais as provas acontecem em Uberlândia.


Os cursos de graduação têm as vagas distribuídas entre os campi Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina. Para o vestibular da UnB, há três sistemas de acesso: universal, de cotas para negros e de cotas para escolas públicas.

 

Fonte: *Via G1/Clipping

COMENTÁRIOS