compartilhar

CRISE HÍDRICA: Asa Sul e Lago Sul têm mudanças no racionamento nesta semana; entenda

Bairros passarão por cortes no sábado, a partir das 19h. Mudança é excepcional para intervenção da Caesb na rede de abastecimento, diz empresa.

A Caesb alterou a programação de racionamento desta semana para imóveis do Lago Sul e da Asa Sul.

A mudança, segundo a empresa, é necessária para uma manutenção na rede de abastecimento dessas áreas.

Com isso, as regiões serão "unificadas" e sofrerão corte no próximo sábado (24), a partir das 19h.


Isso significa que o Lago Sul, nesta semana, não terá o desabastecimento que era previsto para a sexta (23), a partir das 8h. O mesmo acontece com algumas quadras da Asa Sul, que teriam o corte originalmente nesta quinta (22).

A companhia informou que vai substituir dois registros para "proporcionarão mais segurança operacional e eficiência". A mudança também promete interligar algumas redes de água e “facilitar futuras interligações entre os Sistemas Santa Maria-Torto e do Descoberto”.


 

Nesta terça

 

O racionamento de água imposto ao Distrito Federal atinge nesta terça-feira (20) imóveis de Taguatinga Norte, Vila Estrutural, Condomínios do Jardim Botânico e outras regiões. O corte começa às 8h e o serviço só começa a ser restabelecido após 24 horas. Como o retorno do abastecimento é gradual, alguns edifícios podem sentir o impacto por mais tempo.


 

Nível dos reservatórios

 

Desde o começo de junho, o nível dos reservatórios que abastecem o Distrito Federal vem apresentando quedas. Nesta segunda (19), de acordo com a medição da Adasa, o Descoberto operava com 50,73% da capacidade. O reservatório de Santa Maria registrava índice de 50,63%.

Na semana passada, a Adasa divulgou a Curva de Acompanhamento do reservatório de Santa Maria para os próximos meses. De acordo com o estudo, o nível da bacia deve cair até novembro, quando deve registrar a marca mais baixa de sua história, de 22% do volume útil.

De acordo com o diretor-presidente da Adasa, Paulo Salles, caso as projeções mensais não sejam alcançadas, a Agência deve reduzir o valor da vazão média que a Companhia de Saneamento de Brasília (Caesb) está autorizada a captar da bacia. Atualmente, a Caesb está autorizada a retirar até 1,85m³/s do sistema de Santa Maria.

Na prática, a redução da captação de água pela Caesb vazão pode significar um aumento nos dias de racionamento na capital. Atualmente, moradores do DF têm o abastecimento por 24 horas a cortado a cada seis dias.

 

Confira o calendário do racionamento para os próximos dias:

 

Terça (20)

• Descoberto – Taguatinga Norte (incluindo QNL/EQNL 01 a 08, 10 e 12).

• Santa Maria – SIA, SCIA, STRC, SIN, SOF Sul, SGCV, SMAS, SPO, Cruzeiro Velho, Park Sul, Cidade Estrutural, SMU e Condomínios do Jardim Botânico (Verde, Chácaras Itaipú 80 a 84, Ouro Vermelho I e II).

Quarta (21)

• Descoberto – Ceilândia Oeste, Recanto das Emas e Riacho Fundo II.

• Santa Maria – Lago Norte (SHIN e SMILIN, exceto Tr 13 lts 01 a 13), Varjão, Granja do Torto, SAAN, SOF Norte, Regimento de Cavalaria e Guarda-RCG e Condomínios do Jardim Botânico (San Diego, Jardim Botânico I e V, Solar de Brasília, Mansões Califórnia, Jardins do Lago, Lago Sul – exceto QL 10 a 28, QI 17 a 29 e os conjuntos 01, 02 e 03 da QI 13 –, Estância, Jardim Botânico, Mirante das Paineiras, Parque e Jardim das Paineiras, Portal do Lago Sul, Ville de Montagne).

Quinta (22)

• Descoberto – Vicente Pires, Colônia Agrícola Samambaia, Vila São José, Jóquei, Santa Maria, DVO, Sítio do Gama, Polo JK e Residencial Santa Maria.

• Santa Maria – Asa Norte, Noroeste, Vila Planalto, Itapoã, Condomínios Entrelagos, Novo Horizonte e La Font.

Sexta-feira (23)

• Descoberto – Gama

• Santa Maria – Paranoá, SMILIN (Trecho 13, lotes 01 a 13), Taquari, Condomínio RK e Império dos Nobres.

Sábado (24)

• Descoberto – Ceilândia Leste (QNM, QNJ e QNL), Águas Claras, Park Way; Núcleo Bandeirante, C.A. IAPI, Candangolândia, Setor de Postos e Motéis, Metropolitana, Samambaia, Setor de Mansões de Taguatinga, Vila Cauhy e Vargem Bonita.

• Santa Maria – Lago Sul e Asa Sul (todos os imóveis, sem distinção de áreas)

Domingo (25)

• Descoberto – Guará I e II, Polo de Modas, Colônia Agrícola Bernardo Sayão, setor Lúcio Costa, Super Quadra Brasília, Colônia Agrícola Águas Claras, Taguatinga Sul, Arniqueiras, Areal e Riacho Fundo I.

• Santa Maria – Sudoeste, Octogonal, Cruzeiro Novo, Setor de Indústrias Gráficas, Praça Municipal, Setor de Garagens Oficiais, Setor de Administração Municipal, Setor de Divulgação Cultural, Esplanada da Torre, Setor de Recreação Pública Norte, Condomínios do Jardim Botânico (Jardim Botânico III e IV, Quintas do Sol, Quintas Bela Vista, Quintas Interlagos, Morada de Deus, Quatro Estações, Máxximo Gardem, Belvedere Green, Chácaras Itaipú – exceto 80 a 84 –, Quintas Itaipú, Jardim da Serra, Solar da Serra).

 

Fonte: *Via G1/Clipping

COMENTÁRIOS