Onda de calor não chegou à capital, mas as muitas nuvens têm mantido as temperaturas elevadas na capital federal


O calor sentido no Distrito Federal nos últimos dias é incomum para o mês de março, cuja média é de 27°C, e pode continuar ao longo da semana.

A estatística vem da base de dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que já registrou o dia mais quente do ano na última sexta-feira (8), quando os termômetros no Gama chegaram a 32,6°C.

A expectativa para hoje é que as altas temperaturas cheguem no período da tarde, podendo atingir a 30ºC ou mais em algumas cidades-satélites – ontem os termômetros marcaram 29,3°C.

 Além do aumento na temperatura, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMet) indica que também são esperadas chuvas fortes, entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos que podem variar entre 40 e 60 km/h.

De acordo com Dayse Moraes, meteorologista do INMet, é possível que o alerta evolua para o laranja, com maior risco à população quanto à queda de árvores e alagamentos em pontos específicos do Distrito Federal.

 A sensação térmica de calor, porém, segundo a especialista, é em razão do abafamento gerado pela alta concentração de nuvens sobre a Grande Brasília. Assim, é possível entender a relação entre o alerta amarelo de chuvas fortes e o aumento da temperatura na capital do Brasil.(*Clipping:JBr)