Ação executada pela Novacap no Parque Sarah Kubistcheck faz parte do processo de replantio das mudas que estão recompondo a área.


O plantio de mudas no Bosque dos Pinheiros, no Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, está na fase de retirada dos tocos residuais das antigas árvores. O destocamento é uma etapa crucial para o desenvolvimento saudável das árvores recém-plantadas. Este processo é fundamental para preparar o terreno e permitir que as novas mudas cresçam de forma adequada.Sem pinheiros, área do Parque da Cidade ficará sem sombra por 10 anos |  Metrópoles

“O intuito é oferecer um espaço verde excepcional, que não apenas enriquece a paisagem urbana, mas também promove a conexão da capital com a natureza, proporcionando um ambiente propício para atividades recreativas e lazer”

Fernando Leite, presidente da Novacap

Depois dessa etapa, o foco é acompanhar o desenvolvimento das mudas. Durante esse processo, ocorre a identificação e controle de possíveis problemas fitossanitários, especialmente relacionados a formigas e cupins, que podem representar ameaça à sobrevivência das árvores recém-plantadas.

Além disso, o monitoramento é contínuo no desenvolvimento das árvores, com a condução de atividades de manejo conforme seja necessário. Concluída a fase de destocamento, será iniciado um projeto abrangente de urbanização, incluindo replantio de grama, possível criação de canteiros, nivelamento do terreno em determinadas áreas e a revitalização das calçadas. Tudo isso tem como objetivo criar um ambiente de bosque de alta qualidade para o desfrute da população.

Depois do processo de destocamento, ocorre a identificação e controle de possíveis problemas fitossanitários, especialmente relacionados a formigas e cupins, que podem representar ameaça à sobrevivência das árvores recém-plantadas

“O objetivo é oferecer um espaço verde excepcional, que não apenas enriquece a paisagem urbana, mas também promove a conexão da capital com a natureza, proporcionando um ambiente propício para atividades recreativas e lazer”, destaca o presidente da Novacap, Fernando Leite.

A maior parte do plantio leva em consideração espécies nativas do Cerrado. Um percentual menor, corresponde a árvores com facilidade de adaptação às condições de clima, temperatura e solo do local.


De acordo com o planejamento inicial, a ideia era plantar cerca de 2 mil mudas, mas esse número acabou sendo expandido após a abertura de mais berços de plantio, totalizando aproximadamente 3 mil indivíduos arbóreos.

Essa ação no Bosque dos Pinheiros faz parte de um programa mais amplo de arborização, que visa o plantio de 100 mil árvores ao longo do ano em todo o Distrito Federal.

*Com informações Novacap

Internado há 4 meses, garoto atingido por pinheiro no Parque da Cidade mexe  os braços | Metrópoles