Em comemoração ao Dia
Mundial do Consumidor, nesta sexta-feira (15), órgão lança ferramentas para
facilitar registro de denúncias. Antes, registros eram feitos apenas
presencialmente.
Em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, o Procon lançou, nesta
sexta-feira (15), canais eletrônicos para facilitar o registro de reclamações
dos consumidores. Agora, as denúncias podem ser feitas por meio
do Whatsapp do Procon ou pelo site (veja
passo a passo mais abaixo).
Até então, os registros só podiam ser feitos presencialmente. Agora, os
consumidores vão ter acesso a um formulário, onde podem abrir uma reclamação de
forma imediata. Além disso, com as novas ferramentas, o usuário também pode:
- Tirar dúvidas 🙋♀️;
- Localizar os postos de atendimento do órgão 📍;
- Acompanhar o andamento da denúncia 👀.
Segundo o Procon, cerca de 23
mil denúncias de violações de direitos do consumidor foram registradas pelo
órgão em todo o ano de 2023.
Passo a passo
Para fazer uma reclamação online, o consumidor deve acessar o peticionamento eletrônico e
apresentar as seguintes informações:
- Nomes de pessoas e empresas envolvidas;
- Data do fato;
- Onde ocorreu o fato;
- Quem pode testemunhar;
- Apresentação de provas;
- Apresentação
de documento de identificação válido (CI, Cadastro de Pessoas Físicas –
CPF, Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – CNPJ, Título de Eleitor,
Passaporte, Carteira de Trabalho, Carteira Funcional, Carteira de
Habilitação (modelo novo) e Certificado de Reservista;
Depois da confirmação da reclamação pelo Procon, a empresa reclamada
tem 20 dias para se manifestar sobre
os fatos apresentados pelo consumidor.
- Para fazer uma reclamação pelo WhatsApp, basta mandar uma mensagem para o número do Procon: +55 61 3218-772 📲.
📌Veja aqui os endereços no
Procon no Distrito Federal, caso prefira fazer a denúncia presencialmente.
Dia do Consumidor: dicas para não
cair em golpes
Compras pela internet aumentam
No Dia do Consumidor, é comum o comércio preparar ofertas
exclusivas, mas é importante lembrar que nem todas as promoções são benéficas. O g1 separou
algumas dicas do Procon-DF para você não acabar no prejuízo:
1. Falsas
promoções: Com recorrência empresas aumentam o valor de produtos na véspera
da data comemorativa e em seguida abaixam para simular um desconto. Então,
sempre é importante pesquisar o produto antes de realizar uma compra. Lembrando
que isso é publicidade enganosa, ou seja proibido por lei e a loja pode ser
penalizada por esse tipo de atitude.
2. Produtos
com defeito: Alguns lojistas acabam colocando em promoção produtos justamente por
apresentarem algum tipo de defeito. Esses item danificados, precisam ser
justificados e esclarecidos para os clientes desde de antes de efetuar o
pagamento. Se o consumidor não estiver ciente do estado do produto, a empresa
pode sofrer penalidade.
3. Confirmação
e entrega: Outro problema que acontece com frequência, são lojas online que, quando
você finaliza um pedido pela internet, depois o pedido é cancelado. Também é
importante perceber se o preço do produto não aumenta depois de você colocar no
carrinho. Sempre guarde anúncios, e-mails e comprovantes de compra para
conseguir recorrer caso seu produto não chegue em casa ou ocorra alguma
alteração de valor de última hora.
4. Redes
sociais: Preste atenção na veracidade da página antes de realizar uma compra por
redes sociais. Verifique as avaliações que ela possui e sempre procure comprar
on-line em lojas indicadas por conhecidos ou que já tem uma relevância. Nunca
informe dados pessoais e de cartão de crédito por redes sociais. Desconfie de
quem pede essas informações.
5. Oportunidade
Única: Cuidado com anúncios de "oportunidade única". Mesmo
tendo o Dia do Consumidor, empresas ainda vão realizar promoções durante outros
períodos do ano. Então. tenha cautela antes de gastar dinheiro achando que é a
última vez que vai encontrar o produto por aquele preço.(*Clipping:G1)