A vacinação contra a gripe no Distrito Federal está prevista para começar a partir das 8h da próxima nesta terça-feira (19/3)


De acordo com a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), o imunizante será aplicado a partir das 8h em mais de 100 locais de atendimento.

São mais de 100 mil doses do lote inicial para os públicos prioritários da campanha.

A campanha de vacinação contra a gripe se inicia nesta quarta-feira (30) em  LorenaSerá focada nos grupos prioritários:

·        Idosos a partir dos 60 anos

·        Crianças de 6 meses a 5 anos

·        Gestantes

·        Puérperas

·        Adolescentes cumprindo medidas socioeducativas,

·        População privada de liberdade

·        Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições específicas de saúde

·        Professores

·        Profissionais de saúde

·        Profissionais das forças de segurança e salvamento

·        Militares das três Forças Armadas

·        Caminhoneiros

·        Trabalhadores portuários e de coletivo rodoviário

·        Funcionários do sistema prisional

·         

Gripe: vacinação de idosos e funcionários da saúde inicia dia 23 -  Prefeitura de São José dos Campos

“Esses públicos são mais suscetíveis a apresentarem quadros graves da gripe ou estão mais expostos à doença. Por isso, é importante haver uma ampla adesão. São mais de 1,1 milhão de pessoas compondo os grupos prioritários”, afirma Lucilene Florêncio, secretária de Saúde.

Quem estiver no grupo de pessoas com as doenças previstas, deve comparecer a um local de vacinação com documentos que comprovem a condição clínica. Nos casos de pessoas atendidas categorias profissionais específicas, é importante comprovar a ocupação profissional com crachá ou contracheque, dentre outros documentos que possam identificar o trabalhador.

A campanha nacional será iniciada apenas no dia 25, mas o Distrito Federal vai antecipar a imunização. “Começaremos a vacinação com antecedência e com a confiança de que teremos uma forte adesão do público. O Brasil tem o melhor programa de imunização do mundo e essa tem sido a nossa maior proteção contra doenças imunopreveníveis”, reforça Florêncio.

A lista completa, com endereços e horários, além de informações adicionais, estará disponível no site da pasta. A orientação é levar documento de identidade e a caderneta de vacinação.

“Temos um forte esforço logístico para disponibilizar a vacina em grande número de Unidades Básicas de Saúde [UBSs], além de ações aos fins de semana, em escolas, feiras, supermercados, dentre outros locais”, complementa a secretaria. É importante salientar que mesmo quem já recebeu imunizantes contra a gripe em períodos anteriores deve se vacinar.(*Clippiing:Metropole)

Ministério da Saúde libera vacinação contra a gripe para toda a população  com mais de seis meses de idade | Saúde | G1