Associação Caserna representa cerca de 3 mil PMs. Em nota, Polícia Militar do Distrito Federal confirma que alguns coletes individuais estão vencidos, diz que corporação está comprando novos, mas licitação atrasou.

 

Policiais militares de Brasília denunciam que têm revezado os coletes à prova de balas por falta de equipamento no prazo de validade.

 De acordo com a associação Caserna, que representa cerca de 3 mil PMs, o revezamento impacta na capacidade de proteção dos policiais.

 

Em nota, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) confirmou que alguns coletes individuais estão vencidos e que a corporação está comprando novos, mas, "por questões burocráticas", o processo licitatório está atrasado (veja nota completa abaixo).

 

O presidente da associação Caserna, Carlos Vitor Fernandes, diz que a licitação para compra de 500 coletes está atrasada e que, mesmo com essa aquisição, ainda vai existir a defasagem de 3 mil coletes na corporação.

 

"A Caserna tem recebido denúncias desde fevereiro, mas agora a situação se tornou um pouco mais grave. Primeiro, que foi descoberto que a licitação para adquirir 500 desse material está em atraso. Segundo que 500 é um número que não tem condição de suprir a totalidade dos policiais. A PM confessa hoje que tem 6 mil coletes balísticos, dentro do prazo de validade, mas há um número total de 9.500 policiais", diz Carlos Vitor.

Revezamento de colete

sAtraso em licitação deixa PMs com coletes à prova de balas vencidos |  Metrópoles

Os policiais militares do Distrito Federal foram orientados a revezar equipamentos dentro da validade com os colegasO colete à prova de balas é de uso individual mas, de acordo com a associação Caserna, quando o policial termina o plantão, ele passa o equipamento para o outro que assume a função.

A associação informou que o compartilhamento do colete pode trazer riscos para os militares, já que é preciso uma série de cuidados para não perder a capacidade de proteção. Ou seja, com o uso coletivo do equipamento, a proteção pode ser prejudicada.

O que diz a PMDF

"Não faltam coletes em condições para os policiais trabalharem nas ruas. Alguns coletes individuais, que o policial leva para casa que estão vencidos. Mas a Polícia Militar está comprando novos coletes e por questões burocráticas no processo licitatório estamos em atraso. Porém os policiais têm acesso a coletes novos nas reservas de armamento para acautelar para serviço de rua."

Coletes à prova de balas da PMDF vencidos. — Foto: Reprodução/TV Globo
(*Clipping: G1)