Celebração começa na quinta-feira (28) e vai até domingo (31). Católicos celebram a paixão, morte e ressurreição de Cristo durante esse período.

 

A Catedral de Brasília comemora a Semana Santa com programação que começa nesta quinta-feira (28) e vai até domingo (31).

 

A Semana Santa começa com o Domingo de Ramos — sete dias antes da Páscoa — quando Jesus chegou em Jerusalém, e cada dia de celebração tem um significado (saiba mais abaixo).

 

Veja programação da Catedral de Brasília


Programação da Semana Santa na Catedral Metropolitana Nossa Senhora  Aparecida – Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida – Brasília, DF

Quinta-feira Santa (28 ):

  • 9h30: Missa do Crisma presidida pelo Dom Paulo Cezar e concelebrada por todo o Clero
  • 19h30: Santa Missa Vespertina da Ceia do Senhor

Sexta-Feira Santa (29):

  • 15h: Celebração da Paixão do Senhor e Via-Sacra

Sábado Santo (30):

  • 20h: Vigília Pascal presidida pelo Dom Paulo Cezar

Domingo de Páscoa (31)

  • 8h: Santa Missa
  • 10h30: Santa Missa presidida pelo Dom Paulo Cezar
  • 18h: Santa Missa

Conheça o significado de cada dia celebrado na Semana Santa

·        Domingo de Ramos

A igreja católica celebra o Domingo de Ramos, que marca o início da Semana Santa, relembrando a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho – o símbolo da humildade – e aclamado pelo povo simples que o aplaudia como "Aquele que vem em nome do Senhor".

 

·        Quinta-feira

É quando foi realizada a última ceia partilhada por Jesus Cristo e seus discípulos. Segundo a Bíblia, a refeição era um ritual que acompanhava a festividade judaica. Nesse dia, Jesus realizou a cerimônia de lava-pés e, em ato de humildade, lavou os pés dos 12 discípulos que o acompanhavam.

 

·        Sexta-feira Santa

Neste dia, Jesus é crucificado e morre na cruz. Após a morte, Cristo é retirado da cruz e colocado no sepulcro. Na igreja católica, este é o dia em que fazem procissão em ruas da cidade como via-sacra, sendo assim, o único dia do ano que não se celebra a missa.

 

·        Sábado de Aleluia

sábado de Aleluia é o dia que em os católicos fazem a vigília da ressurreição. Na passagem bíblica, quando os discípulos faziam orações, o tumulo onde Jesus estava sepultado era vigiado por soldados.

 

·        Domingo de Páscoa

É o dia da ressurreição. Foi nesse dia que mulheres fiéis foram ao túmulo de Jesus, no período da manhã, e encontraram o túmulo aberto e sem vigias. "Um anjo as avisa que Jesus havia ressuscitado".

Em missa de Páscoa na Catedral de Brasília, Dom Marcony oferece orações a  bispo preso em Formosa | Distrito Federal | G1