Em fevereiro deste ano, o equipamento realizou atendimentos diários nas ações de combate à dengue em parceria com o GDF

 

A nova Unidade Móvel de Atendimento Itinerante da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) ampliará atendimento ofertado à população em situação de vulnerabilidade.

Conhecida como Carreta da Defensoria, a nova unidade móvel percorrerá diversas localidades da Grande Brasília  para garantir os direitos fundamentais dos cidadãos.

Em fevereiro deste ano, o equipamento realizou atendimentos diários nas ações de combate à dengue em parceria com o Governo do Distrito Federal (GDF), além de servir como posto de hidratação climatizado para a população.

As iniciativas tiveram como intuito promover a conscientização sobre formas de combater a proliferação e eliminar criadouros do mosquito.

A Unidade Móvel de Atendimento Itinerante da Defensoria Pública distrital ficara à disposição da Secretaria de Saúde enquanto durar a epidemia da doença.

 

O maior equipamento itinerante de atendimento jurídico tem como intuito descentralizar o atendimento dos Núcleos de Assistência Jurídica (NAJs) da Defensoria Pública do DF, aproximando a instituição das comunidades hipossuficientes.

A primeira unidade foi entregue em 2021 e, atualmente, a instituição também realiza atendimentos por meio de vans adaptadas.

A expectativa é que a terceira Unidade Móvel de Atendimento Itinerante da DPDF seja entregue ainda no primeiro semestre deste ano para prestar atendimentos, exclusivamente, às escolas públicas do DF.

Modernização

Segundo a DPDF, a nova Unidade Móvel de Atendimento Itinerante é a mais moderna da instituição e dispõe de rampa de acessibilidade e espaço adaptado com banheiro para atender pessoas com deficiência.

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Com dois andares e sala de avanço automatizada, a carreta conta com recepção, copa com filtros de água potável, frigobar, micro-ondas e cafeteira, banheiro, mobiliários, equipamentos para atendimento ao público, ambiente climatizado com ar-condicionado, tecnologia de descontaminação ativa do ar contra microrganismos para promover a segurança microbiológica contra bactérias e vírus, inclusive Covid-19.

A unidade conta com infraestrutura de transmissão de dados, tráfego de rede Gigabit, monitoramento de segurança, instalação mobile e serviço de internet móvel de ponta para agilizar os atendimentos.

Para o Defensor Público-Geral, Celestino Chupel, a modernização da Unidade Móvel de Atendimento Itinerante trará impactos positivos significativos para a eficácia, a eficiência e o alcance dos serviços oferecidos pela instituição, contribuindo para uma prestação de serviços mais inclusiva.

 

“A nova carreta da Defensoria foi equipada com recursos avançados para tornar os serviços mais acessíveis a todos. O objetivo é simplificar o processo de busca por assistência jurídica, reduzindo a burocracia e tornando mais fácil para as pessoas terem acesso a informações e orientações legais, demonstrando o compromisso com a comunidade e fortalecendo a confiança nas instituições de justiça”, explicou.(*Clipping:Metropole)