Em fevereiro deste ano, o equipamento
realizou atendimentos diários nas ações de combate à dengue em parceria com o
GDF
A nova Unidade Móvel de Atendimento Itinerante da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) ampliará
atendimento ofertado à população em situação de vulnerabilidade.
Conhecida como Carreta da Defensoria, a nova unidade móvel percorrerá
diversas localidades da Grande Brasília para garantir os direitos fundamentais dos
cidadãos.
Em fevereiro deste ano, o equipamento realizou atendimentos diários nas
ações de combate à dengue em parceria com o Governo do Distrito Federal (GDF), além
de servir como posto de hidratação climatizado para a população.
As iniciativas tiveram como intuito promover a conscientização sobre
formas de combater a proliferação e eliminar criadouros do mosquito.
A Unidade Móvel de Atendimento Itinerante da Defensoria Pública
distrital ficara à disposição da Secretaria de Saúde enquanto durar a epidemia
da doença.
O maior equipamento itinerante de atendimento jurídico tem como intuito
descentralizar o atendimento dos Núcleos de Assistência Jurídica (NAJs) da
Defensoria Pública do DF, aproximando a instituição das comunidades hipossuficientes.
A primeira unidade foi entregue em 2021 e, atualmente, a instituição
também realiza atendimentos por meio de vans adaptadas.
A expectativa é que a terceira Unidade Móvel de Atendimento Itinerante
da DPDF seja entregue ainda no primeiro semestre deste ano para prestar
atendimentos, exclusivamente, às escolas públicas do DF.
Modernização
Segundo a DPDF, a nova Unidade Móvel de Atendimento Itinerante é
a mais moderna da instituição e dispõe de rampa de acessibilidade e espaço
adaptado com banheiro para atender pessoas com deficiência.
Com dois andares e sala de avanço automatizada, a carreta conta
com recepção, copa com filtros de água potável, frigobar, micro-ondas e
cafeteira, banheiro, mobiliários, equipamentos para atendimento ao público,
ambiente climatizado com ar-condicionado, tecnologia de descontaminação ativa
do ar contra microrganismos para promover a segurança microbiológica contra
bactérias e vírus, inclusive Covid-19.
A unidade conta com infraestrutura de transmissão de dados,
tráfego de rede Gigabit, monitoramento de segurança, instalação mobile e
serviço de internet móvel de ponta para agilizar os atendimentos.
Para o Defensor Público-Geral,
Celestino Chupel, a modernização da Unidade Móvel de Atendimento Itinerante
trará impactos positivos significativos para a eficácia, a eficiência e o
alcance dos serviços oferecidos pela instituição, contribuindo para uma
prestação de serviços mais inclusiva.
“A nova carreta da Defensoria foi equipada com recursos
avançados para tornar os serviços mais acessíveis a todos. O objetivo é
simplificar o processo de busca por assistência jurídica, reduzindo a
burocracia e tornando mais fácil para as pessoas terem acesso a informações e
orientações legais, demonstrando o compromisso com a comunidade e fortalecendo
a confiança nas instituições de justiça”, explicou.(*Clipping:Metropole)