compartilhar

CHUVEIRO FRIO: Pacientes do Hospital de Base não têm água quente para banho

Secretaria de Saúde admite que serviço foi suspenso por falta de pagamento à empresa responsável. Na semana mais fria do ano pacientes sofrem com banho gelado e improvisam higiene

Pacientes internados no Hospital de Base sofrem há três dias com a falta de água quente para o banho. Desde a última segunda-feira (3) os chuveiros estão sem aquecimento, nesta que é considerada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a semana ‘’mais fria do ano’’, com temperaturas mínimas de 10 graus C.


Para amenizar o desconforto, os pacientes dizem "tomar banho" com toalhas molhadas. A esteticista Luzinete da Cruz acompanha a mãe, de 68 anos, internada há sete dias, com pneumonia.
Resultado de imagem para banho frio

'Même'

 


“Minha mãe está desde segunda-feira sem tomar banho. Informamos aos funcionários sobre a falta de água quente. Disseram que era um problema na caldeira.”


Questionada pelo G1 sobre o problema, em nota, a Secretaria de Saúde do DF informou que o aquecimento da água está suspenso por falta de pagamento à empresa prestadora do serviço.


“A pasta reconhece a dívida de R$ 1,2 milhão, referente ao fornecimento de óleo de caldeira, e esclarece que o valor já foi empenhado.”


Ainda de acordo com a nota, “o pagamento está previsto para ocorrer até a próxima semana”. Até às 21h desta quarta-feira (5) o problema ainda não tinha sido resolvido.


Água gelada
Na falta de água quente no hospital, alguns pacientes enfrentam a água fria dos chuveiros. A namorada do motorista Joelson Silva fez uma cirurgia no estômago e está internada há 15 dias, sem previsão de alta.


Segundo ele, há pacientes com casos delicados que, quando precisam de banho enfrentam a água que ele descreve como “geladíssima”. O Hospital de Base é o maior de Brasília, e referência para casos de traumatismo.

 

Fonte: *Por:Marilia Marques/G1/Clipping

COMENTÁRIOS