compartilhar

SANTA MARIA: Sem pediatra, hospital da cidade-satélite não dá alta a bebês e mães reclamam

Mais de dez bebês não receberam alta junto com as mães no Hospital Regional de Santa Maria por falta de pediatra nesta sexta-feira (14/7). A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal, que garantiu a escalação de um médico da especialidade para o sábado (15/7). 

De acordo com a Secretaria Saúde, a médica escalada para a sexta-feira passou mal durante o expediente na quinta (13/7) e recebeu atestado de dois dias . “Por tratar-se de um imprevisto, não houve tempo hábil para recompor a escala”, explicou em nota.

Em áudio gravado por uma acompanhante de paciente, uma enfermeira não identificada orienta as mães que não se arrisquem a levar os filhos do hospital sem alta. “Não existe pediatria em nenhum hospital de Brasília”, diz. Ela afirma, também, que, em caso de emergência, teriam que levar os filhos ao Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB), na Asa Sul. “Só estou contando para vocês que a situação está muito mais feia do que imaginam”, alerta a enfermeira.

A Secretaria de Saúde também afirmou que os bebês estavam sendo assistidos pela equipe da maternidade até a alta e que o acesso das mães aos leitos era permitido. A preocupação dos familiares, era que os filhos pegassem doenças infecciosas devido à estadia prolongada no hospital.

Ana Clara Lima, amiga e acompanhante de uma das mães, relata que algumas mulheres não conseguem dormir e estariam com “pedras nos seios”, também conhecido por leite empedrado ou ingurgitamento, um inchaço das mamas, que causa dor. A condição acontece quando a produção de leite é maior que o consumo.

Leia a nota do hospital na íntegra:

“A direção do Hospital Regional de Santa Maria informa que um pediatra compõe a escala por período na maternidade do HRSM. A médica escalada para esta sexta-feira (14), apresentou atestado de dois dias, após um mal estar, durante o expediente, nesta quinta-feira (13). Por tratar-se de um imprevisto, não houve tempo hábil para recompor a escala.
 
Ressalta-se que todos os bebês estão sendo assistidos pela equipe da maternidade e recebem toda assistência necessária até a alta. O acesso das mães aos leitos é permitido.
 
A direção informa, por fim, que há pediatra escalado para este sábado.”
Ana Carolina Fonseca

 

Fonte: *Via CB/Clipping

COMENTÁRIOS