compartilhar

FROTA MAIOR: Ônibus que ficaram parados nas férias voltaram a funcionar na cidade nesta segunda

Parados desde 3 de julho, ônibus de 266 linhas estão em circulação hoje (31). GDF também inaugura linha que vai cobrir área rural de Planaltina.

Ônibus de 266 linhas do Distrito Federal que estavam paradas por conta das férias escolares vão voltar a circular nesta segunda-feria (31).

De acordo com o governo, os ônibus estavam estacionados desde 3 de julho por conta da redução de passageiros.


No total, a Grande Brasília tem 778 linhas. Uma nova será inaugurada na terça-feira (1º) na área rural de Tabatinga, em Planaltina, em resposta a reivindicações de lideranças comunitárias. A tarifa vai custar R$ 5 (saiba mais abaixo).


Segundo o Departamento de Transporte Urbano do DF (DFTrans), o mês de julho apresenta, em média, redução de cerca de 25% de passageiros – o que equivale a aproximadamente 8 milhões de pessoas.

Ainda de acordo com o DFTrans, a retomada vai evitar o aumento da tarifa, que é calculada com base no índice de passageiros por quilômetro. Quando maior o resultado da divisão entre o número de pessoas transportadas pelos quilômetros rodados, mais barato o sistema de transporte custa ao governo.

A lista com as linhas de ônibus que foram alteradas e serão normalizadas nesta segunda está disponível no site do GDF.


 

Nova linha

 

A circular 610.3 vai começar a circular na área rural Tabatinga, em Planaltina, nesta terça-feria (1º). O transporte será realizado pela Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB) em um micro-ônibus – que pode ser trocado por um veículo maior caso a demanda aumente.

Segundo o GDF, a linha vai fazer três viagens por dia – às 5h20, 12h30 e 16h30 – de segunda à sábado. O percurso passa pelo Terminal de Planaltina e pelas vias DF-250, DF-320, DF-355 e DF-120.

 

Fonte: *Via G1/Clipping

COMENTÁRIOS