compartilhar

ENSINO MÉDIO: Simulado vai preparar 25 mil alunos de Brasília para o Enem

Teste do exame nacional será aplicado pela Secretaria de Educação, nas unidades de ensino em que os estudantes estão matriculados Comentar

Alunos do 3º ano do ensino médio de Brasília e do terceiro segmento da educação de jovens e adultos (EJA) poderão fazer, hoje (9) e amanhã (10), um simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Neste ano, a prova aplicada pelo governo federal ocorrerá em dois domingos consecutivos: 5 e 12 de novembro.


A previsão é que 25 mil estudantes das redes pública e privada do Distrito Federal façam o teste, nas unidades de ensino em que estão matriculados.

Haverá três períodos de provas: matutino, vespertino e noturno. Os alunos da manhã começam às 7h30; os da tarde, às 13h15; e os da noite, às 19 horas.


Como a redação será aplicada na quarta-feira, a duração é maior — cinco horas — que a de quinta-feira, de quatro horas e meia. O tempo mínimo de permanência na sala é de duas horas.

O primeiro dia também terá questões sobre ciências humanas e linguagem. No segundo, serão abordadas ciências da natureza e matemática.


A simulação faz parte do programa Por Dentro dos Exames do Ensino Médio, da Secretaria de Educação. De acordo com o subsecretário de Educação Básica da pasta, Daniel Crepald, os estudantes têm acesso a uma prova nos moldes reais do Enem, com o mesmo sistema de correção. “O aluno vai saber se está bem ou mal preparado para o exame”, justifica Crepaldi.


Segundo ele, o gabarito estará disponível em 16 de agosto, com a correção completa do simulado ao vivo no Facebook da Secretaria. “Depois, todo o conteúdo será publicado no nosso site”, adianta o subsecretário.

O resultado final sairá em 27 de setembro, no portal da Educação. A análise será feita pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), antigo Cespe.


Projeto Jovem Escritor foi criado para estimular alunos a participar do simulado

Para incentivar os alunos de Brasília a fazer o simulado, a Secretaria de Educação criou o projeto Jovem Escritor. “Publicamos um livro com as cem melhores redações. As dez primeiras colocadas recebem R$ 400 em cupons de compra de livros”, detalha Crepaldi.

A iniciativa é feita em parceria com o Sindicato das Indústrias Gráficas do Distrito Federal. O livro, que se chamará Jovem Escritor 2017, marca a comemoração da Semana da Comunicação Gráfica 2017.

Simulado para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

Em 9 e 10 de agosto (quarta quinta-feira)

Nos turnos matutino (7h30), vespertino (13h15) e noturno (19 horas)

Nas unidades de ensino dos inscritos

Resultado final em 27 de setembro (quarta-feira) no site da Secretaria de Educação

 

COMENTÁRIOS