compartilhar

NOVA LEI: Cidades-satélites de Brasília têm autonomia para criar "eixinhos do lazer"

Lei distrital garante autonomia a regiões administrativas para interditar vias ou trechos de vias para atividades recreativas. 'Rua do Lazer' só pode funcionar aos domingos e feriados, das 6h às 18h.

Uma lei distrital que começa a valer nesta segunda-feira (21) permite que as administrações regionais do Distrito Federal interditem vias públicas para a criação da “Rua do Lazer” – como ocorre no Eixão todos os domingos desde os anos 1990.

Segundo a norma, a capital federal deve servir de "exemplo para o Brasil", ampliando áreas de lazer, incentivando a prática de esportes e a interação comunitária em cidades-satélites.


Para o deputado Julio Cesar (PRB), um dos autores da proposta, a "Rua do Lazer" vai proporcionar às regiões administrativas uma possibilidade de prática esportiva de graça.Ciclista no Eixão do Lazer, em Brasília (Foto: Andre Borges/Agência Brasília)

"Isso já acontece no 'Eixão do Lazer', que liga um extremo ao outro da cidade há muitos anos sem impactar o trânsito. O ganho para as comunidades será muito grande, pois terão mais opções para usufruírem de um local que proporcionará lazer, que poderá ser compartilhado com familiares e amigos", disse ao G1.

De acordo com a lei, as ruas do lazer funcionarão somente nos domingos e feriados nacionais, das 6h às 18h, para livre circulação de pedestres e realização de atividades de lazer e recreação.


A escolha das vias ou trechos deve ser feita, em cada região, por meio de participação popular após estudos de viabilidade realizados pelas próprias administrações regionais.

Eixão do Lazer, em Brasília (Foto: Abriel Jabur/GDF/Divulgação)

 

 

Fonte: *Via G1/Clipping

COMENTÁRIOS