compartilhar

JOAQUIM RORIZ: Ex-governador tem dedos dos pés amputados por agravamento da diabetes

O ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz precisou amputar dois dedos do pé em função do agravamento de sua diabetes.

 

A cirurgia ocorreu no sábado (19/8), no Hospital do Coração do Brasil. Roriz ficou internado durante toda a semana e teve alta na última sexta-feira (25).

 

A medida foi imprescindível porque a doença compromete a circulação, o que pode provocar necrose nas extremidades, exatamente o que ocorreu no caso do ex-governador.

Os médicos chegaram a tentar melhorar a condição de Roriz por meio da implantação de um stent, que desobstrui as artérias do corpo.

 

O político também passou por uma terapia chamada oxigenoterapia hiperbárica. No procedimento, o paciente respira oxigênio puro enquanto é submetido a uma pressão de duas a três vezes a pressão atmosférica no interior de uma câmara. Isso provoca um aumento da quantidade de oxigênio transportado pelo sangue.


Roriz completou 81 anos no último dia 4 de agosto. Foi governador do Distrito Federal durante 14 anos e atualmente tem lutado com o apoio da família para controlar o avanço da doença. Além da diabetes, Roriz é paciente renal crônico.

 

Fonte: *Por:Lilian Tahan/Metropole/Clipping

COMENTÁRIOS