compartilhar

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA: UnB divulga editais de abertura do Programa de Avaliação Seriada (PAS)

Período de inscrições inicia em 11 de setembro, com isenção para estudantes de baixa renda. Instituição oferece vagas para ingresso nos dois semestres de 2018, sendo 50% destinadas a alunos da rede pública

A Universidade de Brasília (UnB) publicou os editais de abertura das três etapas do Programa de Avaliação Seriada (PAS/UnB).

Os documentos foram disponibilizados no site, em cada Subprograma da seleção.

Neste ano, para a terceira etapa do Subprograma 2017, a UnB irá oferecer o total 4.222 vagas, sendo 2.112 oportunidades para o primeiro semestre e 2.110 para o segundo semestre.

 

A entidade disponibiliza 50% das vagas para estudantes da rede pública de ensino, o que inclui o sistema de cotas para pretos, pardos e indígenas. Há, ainda, um programa de isenção da taxa de inscrição para estudantes de baixa renda.


As inscrições para todos os candidatos começam em 11 de setembro e vão até 25 de setembro, no link.

A taxa é R$ 120, em todas as etapas. No momento da inscrição, os candidatos que irão se inscrever na primeira etapa do Programa, deverão inserir uma fotografia individual, colorida, tirada nos últimos seis meses e com fundo branco, em que necessariamente, apareça a cabeça descoberta e o tronco. A inscrição somente será efetivada com o envio da foto.

O CPF também é um item obrigatório.


A isenção do pagamento da taxa poderá ser solicitada caso o candidato se enquadre em uma das possibilidades previstas nos editais. Os candidatos da primeira e segunda etapas poderão ser isentos caso sejam hipossuficientes, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e forem de família de baixa renda, de acordo com o Decreto nº. 6.135/2007.

Também poderão ser isentos os candidatos dessas etapas assegurados pela Lei nº 5.696/2016, que, cumulativamente, comprovem ter renda familiar per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e meio, e tenham frequência igual ou superior a 75% das aulas ministradas.


Já para os candidatos inscritos na terceira etapa, as possibilidades de isenção são também por meio do CadÚnico, e, ainda, por meio da Lei nº 12.799/2013.

AGENDA 

O cronograma do PAS/UnB prevê a aplicação das provas no mês de dezembro. Os candidatos de todas as etapas farão uma prova de conhecimentos e uma prova de redação em Língua Portuguesa na data provável de 3 de dezembro.

Para todos os participantes, a etapa começa às 13 horas, sendo cinco horas o tempo total para resolução das questões e, também, para a realização da prova de redação de Língua Portuguesa.


Após a divulgação da consulta individual de desempenho e do relatório dos candidatos da terceira etapa, será possível alterar a pré-opção de campus/curso/turno escolhida no momento da inscrição, por meio do Sistema Informatizado de Seleção para os Cursos de Graduação da UnB (SISUnB).

CONTATO

Outras informações no site ou na Central de Atendimento ao Candidato do Cebraspe, de segunda a sexta, das 8 às 19 horas – Campus Universitário Darcy Ribeiro, Sede do Cebraspe – (61) 3448 0100.

 

COMENTÁRIOS