compartilhar

LICENCIAMENTO EM DIA: Quase metade dos veículos da capital federal está sem licenciamento, informa Detran

Brasília tem 1,7 milhão de veículos, segundo Departamento de Trânsito, e 44,2% estão com documentação atrasada. Infração é considerada gravíssima e gera multa de R$ 293,47, além de sete pontos na carteira.

Quase duas semanas após o início da cobrança do certificado e registro e licenciamento de veículo (CRLV), 44,2% da frota do Distrito Federal ainda não está com a documentação em dia.

Segundo o Departamento de Trânsito (Detran-DF), o percentual representa 751,4 mil veículos – a frota total é de 1,7 milhão.


O CRLV começou a ser cobrado no dia 1º de setembro. Até então, 21.568 condutores haviam sido autuados na Grande Brasília – número próximo ao total de multas de de 2016, que foi de 28.331.

A multa para quem for pego dirigindo sem o licenciamento é de R$ 293,47, além de sete pontos na carteira por infração gravíssima. O carro também pode ser guinchado.

Apenas 55,8% dos veículos do DF estão licenciados, segundo Detran (Foto: TV Globo/Reprodução)

Segundo o Detran, depois do vencimento do CRLV 2016 houve uma "corrida" aos postos de atendimento. O órgão tem atendido cerca de 8 mil usuários por dia, sendo que a média diária gira em torno de 5 mil pessoas.

Como proceder?

 

Para resolver as pendências – como multas pendentes, seguro obrigatório DPVat, taxa de licenciamento e IPVA – não é mais preciso ir a uma agência do Detran. Basta acessar o site do Detran.


Quem já quitou os débitos, mas ainda não recebeu o documento em casa pode conseguir um protocolo de autorização provisória clicando aqui. O documento só vale por 30 dias e cada motorista só pode tirar a autorização uma única vez.

Até o momento, o sistema do Detran já registrou a emissão de pelo menos 33.777 autorizações provisórias.

 

Fonte: *Via G1/Clipping

COMENTÁRIOS