compartilhar

AÇÃO DA AGEFIS: Feirantes da Torre de TV do centro terão de retirar toldos para retomar projeto original

Feirantes têm até 25 de setembro para retirar toldos por determinação da Agefis. Cobertura protegia do sol e da chuva; GDF não tem projeto para substituição de estruturas.

Os feirantes da Torre de TV, no centro de Brasília, têm até a próxima segunda-feira (25) para retirar os toldos que protegem os estandes do sol e da chuva por determinação da Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis).

 

A ação baseia-se na descaracterização do projeto original da feira e reponde a uma recomendação do Ministério Público do DF.

"Há mais de um mês a Agefis vem atuando no local, orientando os feirantes sobre a necessidade de observar a legislação, aplicando as advertências cabíveis e coibindo as irregularidades que exigem ação imediata", informou a Agefis por meio de nota.Toldo de barraca na Feira da Torre de TV, em Brasília (Foto: TV Globo/Reprodução)

 

 

Os toldos foram instalados pelos próprios feirantes para garantir a sombra e o abrigo da chuva que o projeto original não previu. A cobertura das bancas, segundo o projeto arquitetônico inaugurado em 2011, tem um metro de comprimento – insuficiente para cobrir a calçada. O GDF disse ao G1 que apenas atende à recomendação do MP e que, por isso, não tem projeto para substituir as estruturas.

Com cobertura, sem padrão

 

Como cada artesão teve que tirar dinheiro do próprio bolso, as estruturas têm formatos e cores diferentes. Na praça de alimentação, por exemplo, o toldo é de PVC.

Já em algumas bancas, a cobertura é de lona. Segundo os feirantes, a média de custo foi de R$ 1,5 mil para cada.

Feira da Torre de TV, no centro de Brasília, vista do alto (Foto: Tony Winston/Agência Brasília)

Em razão da quebra do padrão estético da feira, o promotor responsável pela recomendação do MP, Dênio Augusto Moura, destacou ao G1 que, por Brasília ser tombada e a feira estar no centro da cidade, era preciso ter "cuidado ainda maior quanto à concepção do projeto original”.

 

“Quando começaram a adaptar o projeto, cada um colocou um toldo de um modelo e cor. Alguns estão sem manutenção e isso começou a dar aspecto de área abandonada à feira."
Toldo de barraca na Feira da Torre de TV, em Brasília (Foto: TV Globo/Reprodução)

Neste sentido, a ação da Agefis representa um passo adiante, porque visa a retomada do visual original. No entanto, sem uma solução do governo para a ampliação da cobertura, a retirada dos toldos pode ser um retrocesso na qualidade de trabalho e no bem-estar de quem frequenta a feira.


Sobre isso, a Agefis informou à TV Globo que a administração do Plano Piloto "tem orientado os feirantes para atender às recomendações do Ministério Público" e que "o governo trabalha para implantar um projeto de cobertura viável".

Artesão mostra Regulamento da Feira da Torre de Brasília (Foto: Luiza Garonce/G1)

 

Fonte: *Via G1/Clipping

COMENTÁRIOS