compartilhar

EIXO MUNUMENTAL: Placar com número de mortes no trânsito é instalado na grande avenida

Painel eletrônico começou a funcionar nesta terça. Intenção é comparar dados entre 2016 e 2017 e reduzir acidentes.

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) instalou nesta terça-feira (19) um painel eletrônico no Eixo Monumental com os números de mortes no trânsito no Distrito Federal.

O Placar da Vida, como foi chamado, compara os óbitos de 1º de janeiro até 10 de setembro deste ano com os números de 2016.


Os dados foram compilados por todas as instituições de trânsito de Brasília. Neste ano, foram registrados 173 mortes em decorrência de acidentes de trânsito.

 

O número é 64% menor que o resgistrado no mesmo período de 2016, quando 272 pessoas morreram.'Blitz' educativa abriu a Semana Nacional do Trânsito no DF (Foto: Nina Quintana/Agência Brasília)

O diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), Henrique Luduvice, explica que o placar eletrônico é móvel e será deslocado de tempos em tempos entre as principais rodovias e cidades da Grande Brasília. "Queremos compartilhar as informações e incentivar o compromisso de todos com a vida", disse Luduvice.

 

"Estamos seguros que este ano alcançaremos o menor número de mortes no trânsito da história do Distrito Federal. Embora, ainda longe da utopia que é acidente com morte igual a zero em Brasília"

 

A iniciativa integra a Semana Nacional do Trânsito, que começou nesta segunda (18).

Como parte da programação, serão promovidas atividades para conscientizar motoristas, ciclistas e pedestres sobre segurança no trânsito e mobilidade urbana sustentável.

Semana do Trânsito

 

Promovida anualmente no período de 18 a 25 de setembro, a Semana Nacional do Trânsito desenvolve atividades educativas com destaque para o respeito ao pedestre e a mobilidade urbana. O painel eletrônico integra a programação.

Painel eletrônico foi instalado no Eixo Monumental, em Brasília (Foto: Bianca Marinho/G1)

Também fazem parte do calendário atividades que abordam direção defensiva, regras de circulação, respeito ao ciclista, uso de celular no trânsito, álcool e direção e cursos para pedestres.

As atividades irão acontecer em ruas, parques, escolas e na Câmara Legislativa, entre outros locais. O público ainda irá receber material educativo, como o Código de Trânsito Brasileiro e cartilhas.

'Blitz' educativa no Eixo Monumental

'Blitz' educativa no Eixo Monumental, no DF (Foto: Nina Quintana/Agência Brasília)

 

Fonte: *Via G1/Clipping

COMENTÁRIOS