compartilhar

CHOVEU HOJE: Próximos dias também serão de chuvas com trovoadas e rajadas de vento na Grande Brasília

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê pancadas de chuva até quinta-feira (5/10), mas temperaturas devem continuar elevadas

Até a quinta-feira da próxima semana (5/10), os moradores do Distrito Federal devem sair às ruas munidos de guarda-chuvas.

É o que recomenda o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Isso porque as pancadas de água que voltaram, oficialmente, nesta quarta-feira (27/9), vão se estender e se intensificar no fim de semana.


Os moradores do DF festejaram o calor mais ameno por causa das chuvas desta quarta. Apesar disso, as temperaturas devem se manter elevadas nos próximos dias.

O Inmet prevê mínima de 17º C e máxima de 30º C até o próximo dia 5.

No sábado (30) e no domingo (31), haverá possibilidade de pancadas de chuva com trovoadas e rajadas de vento.

 

Brasilienses registraram, nesta quarta, precipitações que atenuaram o calor e a seca em pontos isolados. Ainda assim, as temperaturas devem permanecer elevadas. 

Até esta sexta-feira (29), a chance de chuva será de 30%, de acordo com as previsões. No sábado (30), subirá para 45%.

“Após o início da primavera [na última sexta-feira], começamos a atravessar um período de transição que vai durar até novembro, quando as chuvas ficarão mais regulares”, explicou Ingrid Peixoto, meteorologista consultora do Inmet.



A especialista acrescenta que as precipitações do fim de semana ocorrerão por causa da descida de umidade da Região Norte do país, associada ao calor do Centro-Oeste.

Na última sexta-feira (22), nuvens acenaram a volta das chuvas. Porém, houve apenas chuviscos em poucas regiões. O Inmet registrou a “prévia” como “névoa úmida”. Portanto, oficialmente, a estiagem de 127 dias se encerrou nesta quarta.

O instituto prevê, para o fim de semana, ventos de até 47km/h – como os registrados nesta quarta em Brazlândia –, o que, de acordo com a meteorologista, é capaz de derrubar galhos. “A população deve estar atenta, pois é provável que haja alguns transtornos nas ruas”, aconselha. Ingrid Peixoto alerta também para a chance de trovoadas.

A umidade deve chegar a 95% nas manhãs de sábado (30) e domingo (31). Na tarde, o índice deve despencar para 30%. 

E mais: segundo prognósticos do Inmet, haverá queda de 35mm de chuva no período até o dia 5. Mas, da data de hoje ao dia 13, o volume deverá cair para 5mm.

 

Fonte: *Por:Douglas Carvalho/Via Metropole/Clipping/Fotos:Hugo Barreto/Felipe Menezes/Clippiing

COMENTÁRIOS