compartilhar

OPERAÇÃO PATRICK: Dezesseis pessoas são denunciadas pelo MP-DF no esquema da Kriptacoin

O Ministério Público do Distrito Federal (MP-DF) denunciou, nesta quinta-feira (28), 16 pessoas presas na Operação Patrik.

 

Os denunciados integrariam a organização criminosa que lesou cerca de 40 mil pessoas com promessa de dinheiro fácil, por meio da Kriptacoin, criada pelo grupo no final de 2016.

 

Eles responderão na Justiça pelos crimes de organização criminosa, pirâmide financeira, estelionato, uso de documentos públicos, lavagem de dinheiro e obstrução à Justiça.

 

Resultado de imagem para kriptacoin

As investigações, realizadas pelo MP-DF e pela Polícia Civil, apontaram a existência de associação criminosa voltada para a prática dos crimes de pirâmide financeira e estelionato, com a exploração de moeda virtual fictícia, cujo finalidade  era a obtenção de vantagens ilícitas, em detrimento da confiança dos investidores.

A atuação da organização era caracterizada pela atração de pessoas dispostas a realizarem investimentos, com a promessa de lucros de 1% ao dia.

Além disso, as vítimas também eram seduzidas pela possibilidade de perceberem lucros ainda maiores a partir da indicação de novos investidores, o que é característica própria das estruturas de pirâmide financeira.


Os recursos obtidos por meio da fraude eram direcionados para pagar parte dos investidores, sendo que a maioria dos valores era destinada aos líderes do esquema e seus subordinados.

 

Além disso, o dinheiro foi utilizado na compra de bens no nome de terceiros, que serviram como laranjas, inclusive com o uso de documentos falsos, também com intenção de dissimular a origem do dinheiro obtido ilegalmente.Resultado de imagem para kriptacoin

Durante a operação, foram apreendidos bens de alto valor, além de grande quantia em dinheiro, que deverão ser usados para ressarcir os investidores.

As investigações ainda estão em curso e podem resultar na identificação de outras pessoas envolvidas nos crimes. O processo tramita na 8ª Vara Criminal de Brasília.

Resultado de imagem para kriptacoin

Resultado de imagem para kriptacoin

 

Fonte: *Via JBr/Clipping

COMENTÁRIOS