compartilhar

DIAS DERRADEIROS: Anúncio do cronograma para o fechamento do lixão da Estrutural será feito hoje

Governo vai alugar galpões para fechar Lixão. De acordo com o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) duas unidades no SCIA foram contratadas na última semana.

O governador Rodrigo Rollemberg anuncia, nesta segunda-feira (2), às 15 horas, o cronograma para o fechamento do lixão da Estrutural, para a disponibilização às cooperativas dos galpões de transição e para o pagamento da compensação financeira destinada aos catadores de material reciclável que atuam no lixão.
O evento será no Salão Branco do Palácio do Buriti e contará com a presença de mais de 300 trabalhadores.

O governo do Distrito Federal, por meio do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), tem feito uma série de ações para encerrar as atividades ilegais no lixão da Estrutural em 31 de outubro, com a inclusão efetiva dos catadores.

Já estão sendo disponibilizados cinco galpões para a instalação de até 1.230 trabalhadores e o pagamento de remuneração das cooperativas pelo serviço de triagem.

 

Todas as oito cooperativas do lixão serão contratadas, desde que apresentem a documentação exigida. Além disso, está prevista a construção de três centros de triagem definitivos.

 

O Lixão da Estrutural é considerado o maior da América Latina. Lei distrital de 2014 determinou que o aterro fosse desativado - o novo espaço em Samambaia, já está em operação. A Grande Brasília gera cerca de 5 toneladas de lixo por mês.

 

 

 

COMENTÁRIOS