compartilhar

DIA DA PADROEIRA DO BRASIL E DE BRASÍLIA: Festa de Nossa Senhora Aparecida deve reunir 70 mil fiéis na Esplanada

Celebração começa às 8h desta quinta-feira (12/10). Ponto alto será às 17h, com missa solene e procissão. Confira as mudanças no trânsito

Resultado de imagem para festa de nossa senhora aparecida brasilia dfMais de 70 mil pessoas são esperadas na festa de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e de Brasília, nesta quinta-feira (12/10), na Esplanada dos Ministérios.

A programação (confira serviço abaixo) começa às 8h, com animação para a missa das crianças e coroação da santa.

O ponto alto da festa será às 17h com missa solene presidida pelo arcebispo de Brasília e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Sergio da Rocha. Após a celebração, ocorrerá a procissão pela Esplanada dos Ministérios, com a imagem da padroeira. Neste momento, serão concedidas três bênçãos: pelos doentes, pelos governantes e pelas famílias.


Este ano, também será comemorado o Jubileu de 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora, em 1717, nas águas do Rio Paraíba do Sul, por três pescadores.Imagem relacionada

A programação se estenderá por todo o dia.

Pais e responsáveis poderão levar seus filhos para aproveitar o feriado.

  A música ficará por conta das crianças do Coral Nadino, da paróquia São Paulo Apostolo, do Guará I.

 A diversão para a garotada segue com sorteio de brindes e bicicletas, brinquedos infláveis e festival de sorvete.

Às 14h, começam as orações marianas com o terço, além de apresentações preparada por grupos jovens de diferentes movimentos e paróquias da arquidiocese. No período da tarde, também haverá atendimento para confissão de pecados.

 

Trânsito
O trânsito será alterado durante o evento. As três faixas da esquerda nos dois sentidos do Eixo Monumental, na altura da Esplanada, ficarão fechadas para a circulação de veículos.

 

O trecho compreende a via em frente ao gramado da Catedral Metropolitana de Brasília até o primeiro retorno.

De acordo com a Polícia Militar, às 16h30, tanto a via S1 quanto a N1 do Eixo Monumental serão interditadas para a passagem da procissão. O fechamento do trânsito começa no cruzamento do viaduto da Avenida L2 Sul com a Esplanada, no sentido Praça dos Três Poderes, e segue até o viaduto após o 1º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar, perto do Palácio do Planalto.

O bloqueio para a circulação de veículos se dará nos dois sentidos e a liberação das pistas está prevista para as 22h. Segundo o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran), a alternativa para os motoristas é utilizar as vias anexas atrás dos ministérios: a N2 e a S2 (atrás dos Ministérios).

As opções de estacionamento são as áreas no Teatro Nacional Claudio Santoro, na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto e no Setor de Autarquias Sul e Norte.

Para oferecer mais conforto aos fiéis, a Arquidiocese de Brasília preparou uma estrutura com banheiros químicos para adultos e crianças, praça de alimentação, localizada entre a via de ligação S1 e N1 (Eixo Monumental) e o Buraco do Tatu, que funcionará das 10h às 17h.

O evento contará ainda com barracas com água potável, barracões com a venda de alimentos, postos do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e um S.O.S Criança.

Confira a programação:

Festa de Nossa Senhora de Aparecida (12/10)

  • 14h – Santa missa de Nossa Senhora Aparecida para as crianças
  • 14h50 – Início do Santo Terço
  • 15h40 – Homenagem dos jovens à Santa Mãe de Deus
  • 16h45 – Saída do Clero da Catedral para o altar da celebração
  • 17h – Missa solene
  • Após a Santa Missa, procissão com a imagem da padroeira e bênçãos para os doentes, governantes e as famílias.

 

Fonte: *Via Metropole/Clipping

COMENTÁRIOS