compartilhar

OUTUBRO SECO: Brasília tem possibilidade de chuvas isoladas nesta terça (24)

Em 23 dias deste mês, choveu apenas 10,5 mm, bem abaixo da média, de 166,6mm

Os brasilienses ainda não enfrentarão chuva forte nesta terça-feira (24/10).

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Distrito Federal deve registrar, pelo terceiro dia seguido, pancadas isoladas, com trovoadas.

Este mês de outubro está atípico.

“O índice pluviométrico no período de 23 dias ainda é baixo, de apenas 10,5 milímetros (mm). A média nos outros anos ficou em 166,6mm”, disse o meteorologista Mamedes Luiz Melo. No mesmo período de 2016, a capital federal atingiu 66,3mm.


Apesar da possibilidade de chuvas esparsas nesta terça, os termômetros marcarão temperaturas altas, chegando a 34ºC nas horas mais quentes do dia.

A umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 85%.


Mamedes Luiz Melo diz que chuvas mais fortes, no entanto, só devem voltar ao Distrito Federal a partir de sexta-feira (27). “A tendência, até então, é de continuar acontecendo pancadas de forma isolada ao longo da da semana”, explicou o especialista.


Ainda segundo Mamedes, a chuva de outubro pode trazer alívio, mas não a solução definitiva para a crise hídrica. Nesta segunda (23), a Barragem do Descoberto atingiu, mais uma vez, o recorde negativo: apenas 9% do volume útil.

Situação um pouco melhor foi registrada no reservatório de Santa Maria, que tem 24,2% da capacidade disponível.

 

 

Fonte: *Via Metropole/Clipping

COMENTÁRIOS