compartilhar

CRISE HÍDRICA, 2 DIAS DE RACIONAMENTO : Se entrar em vigor, racionamento de 48 h vai afetar todo o DF, diz Rollemberg

Avaliação será com base em critérios técnicos, afirma. Ainda assim, governo tenta contornar medida: 'Dois dias traria um desconforto muito maior'.

Caso o Distrito Federal estabeleça dois dias seguidos de racionamento, ele vai englobar regiões abastecidas pelos dois reservatórios, afirmou nesta segunda-feira (30) o governador Rodrigo Rollemberg, em entrevista ao G1. Até a publicação desta reportagem, a Agência Reguladora das Águas (Adasa) ainda analisava o plano estabelecido pela Companhia de Saneamento (Caesb) para colocar em prática as 48 horas de restrição.

Imagem relacionada

Mesmo comemorando o lançamento da estação do Bananal nesta segunda, o governador declarou que não está afastado o risco de racionamento “turbinado” em áreas ligadas ao Descoberto e ao reservatório de Santa Maria.

“Não podemos dizer que está descartado. Toda nova captação contribui para atenuar o problema e reduz a possibilidade de racionamento de dois dias”, continuou o governador.


 

Resultado de imagem para RACIONAMENTO DE AGUA 2 DIAS“Toda decisão de ampliação será tomada do ponto de vista eminentemente técnico pela Caesb e Adasa.
Mas entendo que se houver necessidade de ampliação do racionamento, deve atender toda a população da Grande Brasília.”

 

Rollemberg reconheceu que o racionamento – em curso desde o começo do ano – traz “desconforto” para o Distrito Federal. “Dois dias traria um desconforto muito maior. Teria impacto no comércio, no funcionamento das escolas. Portanto estamos trabalhando ao máximo para evitar”, declarou.

Resultado de imagem para RACIONAMENTO DE AGUA 2 DIAS

Quando operar a "pleno vapor", o sistema do Bananal deve reforçar em 750 litros por segundo o sistema de abastecimento de água do Distrito Federal. Atualmente, está operando em 500 litros por segundo. A previsão é de que demore três meses para funcionar a pleno vapor.

Ele vai reforçar o abastecimento em regiões como Asa Norte, Cruzeiro, Sudoeste e Noroeste. Foram gastos pelo menos R$ 20 milhões, provenientes do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste, do Banco do Brasil. A previsão é de beneficiar 170 mil pessoas.

Resultado de imagem para RACIONAMENTO DE AGUA 2 DIAS

 

Fonte: *Via G1/Clipping

COMENTÁRIOS