compartilhar

REDUZINDO GASTOS COM ENERGIA: CEB distribui aquecedores solares para 100 famílias carentes no Varjão

Sistema pode reduzir gastos com energia elétrica em R$ 450 por ano, em média

Cem aquecedores solares são distribuídos a famílias carentes no Varjão (ao lado do Lago Norte) por meio do programa Agente CEB.

O equipamento tem capacidade para aquecer 200 litros de água apenas com a luz solar, o que diminui os gastos com energia elétrica.

Com os aquecedores, a Companhia Energética de Brasília (CEB) estima redução em torno de 70 quilowatts por hora por consumidor.

Isso pode representar uma economia aproximada de R$ 450 por ano, dependendo dos hábitos de consumo de água aquecida da residência.

A ideia é reduzir o impacto dos chuveiros elétricos, que representam cerca de 30% dos gastos domésticos com energia.


Como é feita a seleção de residências do Agente CEB

No início da semana, um dos aquecedores solares instalados pela CEB foi o da educadora ambiental Francisca Elisabete Reis Lima, de 54 anos, na Quadra 7 do Varjão. “Vai cair bem a conta de luz, além de ser importante para diminuir o impacto ambiental”, disse a moradora.

A casa dela foi selecionada por meio de visitas de campo dos agentes do programa. Eles verificam as condições estruturais das residências para instalação da placa de captação da luz solar e do reservatório térmico, onde a água aquecida fica armazenada.

Para que os aquecedores sejam colocados, é necessária estrutura adequada (laje) ou espaço físico suficiente para a montagem do equipamento.

O Agente CEB começou em dezembro de 2016, em Ceilândia, e atendeu 15 cidades-satélites e bairros carentes da periferia. O programa prevê a substituição de 8,7 mil refrigeradores e 100 mil lâmpadas, além da doação de 2,6 mil aquecedores solares. Todos os equipamentos oferecidos têm o selo Procel, que garante a qualidade e a eficiência dos produtos.

A iniciativa vai até novembro deste ano. Até o momento, de acordo com a CEB, foram substituídos cerca de 8 mil refrigeradores e 90 mil lâmpadas e doados aproximadamente 2 mil aquecedores.

 

COMENTÁRIOS