compartilhar

PRA CHEGAR À TEMPO: Em dias de Enem, funcionamento de ônibus e metrô será reforçado, informa GDF

Haverá 30 linhas de ônibus em circulação e metrô vai funcionar das 8h às 20h. Passe Livre Estudantil será liberdo neste domingo (5) e no dia 12 de novembro.

O governo do Distrito Federal anunciou nesta sexta-feira (3) que os estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vão poder usar o Passe Livre Estudantil para chegar aos 167 locais de prova nos dois dias de aplicação – neste domingo (5) e no dia 12 de novembro.

O secretário de Mobilidade, Fábio Damasceno, disse que também haverá reforço em 30 linhas de ônibus nos dois dias.

Já o metrô terá horário estendido de 8h às 20h apenas na primeira etapa.


Neste ano, o Distrito Federal tem 125.247 inscritos, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep). O número é menor que o do ano passado, quando a prova ainda valia como certificado de conclusão do Ensino Médio – em 2016, foram 167.819 candidatos.

Agora, é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) que cumpre esta função. A nível nacional, o Enem conta com 6.731.300 participantes.

 

Etapas

 

Caneta preta de tubo transparente e documento original com foto são obrigatórios no Enem 2017 (Foto: Ardilhes Moreira/G1)
Caneta preta de tubo transparente e documento original com foto são obrigatórios no Enem 2017

(Nesta edição, o Enem passa a ser realizado em dois finais de semana seguidos, neste domingo (5) e no próximo, dia 12 de novembro. A mudança, segundo a presidente do Inep, Maria inês Fini, "favorece o desempenho do estudante", porque garante maior harmonia entre os conteúdos e tempo de descanso para os candidatos.

Já a segunda etapa reúne questões de ciências da natureza e matemática e suas tecnologias. A prova terá duração de 4 horas e 30 minutos. O gabarito será divulgado no dia 16.

Em ambos os dias, os portões dos locais de prova abrem às 12h e fecham às 13h. A aplicação da prova deve começar pontualmente às 13h30.

 

Segurança

Carros da PM do Distrito Federal enfileirados (Foto: Polícia Militar/Divulgação)

Carros da PM do Distrito Federal enfileirados

Segundo a Polícia Militar, nos dois dias de prova, 350 policiais militares vão fazer a segurança de todas as escolas selecionadas para a aplicação do Enem – ao todo, DF tem 167 locais de prova. As equipes dos Correios, que farão a distribuição e recolhimento das provas, também serão escoltadas.

O coronel Marcos Antônio Nunes afirmou, em coletiva de imprensa, que cerca de 50 viaturas ficarão de prontidão para atender emergências tanto neste domingo (12), quanto no próximo (12).

“Todos os anos a PM presta apoio à realização das provas. Esse ano a polícia estará presente em todas as escolas e pela manhã buscaremos as equipes dos Correios [no aeroporto] e faremos juntos a distribuição das provas. À noite as viaturas também acompanharão o recolhimento”, afirmou.

 

Fonte: *Via G1/Clipping

COMENTÁRIOS