compartilhar

PREVISÃO É DE CHUVAS: Inmet "aposta" que vai cair água do céu em toda Grande Brasília pelo menos até o fim da semana

Até o momento, não há alertas no sistema para temporal, vento forte ou tempestade com raios – fenômenos que são comuns nesta época do ano

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMet) prevê céu nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas em áreas isoladas durante toda a semana. 

 

De acordo com o meteorologista Mamedes Luiz Melo, as previsões apontam para um mês de novembro chuvoso. “A expectativa é de que o índice pluviométrico fique dentro da média, ou ligeiramente acima dela”, explicou o especialista.

Ainda segundo Mamedes, a instabilidade do tempo nos últimos dias é normal para o início da estação chuvosa. “Antes, as precipitações estavam mais intensas porque havia influência de uma frente fria vinda do Sul, aumentando a incidência no Centro-Oeste. Agora, ela foi embora para o oceano e resta a umidade da Região Norte que se descola para cá”, afirmou.


A manhã desta terça-feira (7/11) começou com chuva na capital federal. As temperaturas, segundo o órgão, marcaram mínima de 17°C e a máxima deve chegar a 27ºC nas horas mais quentes do dia. A umidade relativa do ar vai variar entre 95% e 40%.

 

Alerta
Até o momento, não há alertas no sistema para temporal, vento forte ou tempestade com raios – fenômenos que são comuns nesta época do ano.

Mesmo com o início do período chuvoso, os reservatórios de água do Distrito Federal seguem em situação crítica.

O volume útil da barragem do Descoberto atingiu apenas 5,5% da capacidade na tarde de segunda (6). O reservatório de Santa Maria caiu para 22,1%.

Acidente
A chuva que atinge a Grande Brasília exige cuidado redobrado no trânsito. O Corpo de Bombeiros foi acionado nesta terça para atender um acidente na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA Norte) por volta das 6h30. Um motociclista ficou ferido após derrapar na pista molhada e ser atingido por uma Kombi. Ele foi levado ao Hospital de Base de Brasília (HBDF), com dores no corpo, mas consciente e estável.

Veja vídeo:

 

Fonte: *Metropole/Clipping

COMENTÁRIOS