compartilhar

JOGOS ESCOLARES DA JUVENTUDE: Estudantes recebem atendimento médico após intoxicação alimentar durante jogos escolares

Pelo menos 40 pessoas relataram dores de cabeça, náusea e diarreia. Evento acontece no Centro de Convenções e reúne 4 mil jovens.

Pelo menos 40 alunos precisaram de atendimento médico na manhã desta quinta-feira (23) após serem diagnosticados com intoxicação alimentar durante os Jogos Escolares da Juventude, realizados no Centro de Convenções de Brasília.

Os atletas relataram dores de cabeça, náusea e diarreia.

Eles foram atendidos pelo SAMU e depois, encaminhados ao Hospital de Base.

Em nota, o governo do DF disse que prestará apoio ao Comitê Olímpico do Brasil (COB) para atender quem sofreu intoxicação alimentar. "Entendendo a importância dos Jogos Escolares da Juventude, o governo declara absoluta solidariedade aos atletas e já colocou à disposição do COB atendimento médico", diz em nota.


O evento reúne 6 mil alunos de todo o país. As atividades não foram suspensas. A organização informou que os alimentos estão sendo analisados pela Vigilância Sanitária (veja nota abaixo). É oferecido macarrão, arroz, carne de vaca e frango.

De acordo com Edgar Hubner, diretor-geral da organização do evento, "nunca ocorreu esse tipo de situação em 13 anos de evento".

"A empresa que está atendendo aqui é a mesma que atendeu em Curitiba em setembro [deste ano] e não teve nenhum problema. Estamos tentando cercar todos os pontos para entender o que está acontecendo", afirmou.

Estudantes realizam atividades no Centro de Convenções de Brasília durante Jogos Escolares da Juventude (Foto: Marina Oliveira/G1)

O estudante Eduardo José, de 16 anos, veio de Minas Gerais e disse que as únicas refeições que são as do próprio evento. Ele acordou "indisposto" nesta quinta.

"Tive diarréia e dor de cabeça. Me passaram medicação para tratar os sintomas", disse.

O evento começou em 16 de novembro e termina no dia 25. Alunos da faixa etária entre 15 e 17 anos participam dos jogos, que ocorrem entre 8h e 18h. Ao todo, 14 modalidades foram selecionadas para as competições, sendo que dez já foram disputadas. Alguns atletas já retornaram para os estados.


 

NOTA OFICIAL – JOGOS ESCOLARES DA JUVENTUDE

 

"Informamos que foram registrados casos isolados de gastroenterite em alguns participantes dos Jogos Escolares e o Comitê Organizador da competição prontamente tomou medidas para atender os atletas e oficiais destas equipes.

Foi montado um posto de atendimento no Centro de Convenções e 40 pessoas se apresentaram no local até o momento. Todos receberam alta. Além disso, amostras dos alimentos foram coletadas para análise, controle este que já é feito regularmente durante toda a competição.

Estão sendo servidas no refeitório da competição cerca de 52.000 refeições no almoço e no jantar para cerca de 6 mil pessoas dos 27 diferentes estados.

Todas as instalações da cozinha foram vistoriadas e liberadas pela Vigilância Sanitária.

Nenhuma competição foi cancelada e o almoço transcorreu normalmente. Os Jogos Escolares de Brasília continuam acontecendo normalmente.

Os Jogos Escolares da Juventude acontecem desde 2005. A competição já foi realizada em 13 cidades de 11 estados sem qualquer tipo de problema com a alimentação.

Atenciosamente,

Comitê Organizador dos Jogos Escolares da Juventude"

 

Fonte: *Via G1/Clipping

COMENTÁRIOS