compartilhar

SEM ACIDENTES: Defesa Civil inicia Operação São Nicolau em decorações natalinas nos comércios e prédios

A fiscalização encerra no dia 15 de dezembro. Intenção é evitar acidentes nas festas de fim de ano

A Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil iniciou, nesta terça-feira (28), a Operação São Nicolau para vistoriar as instalações elétricas de enfeites, arranjos e árvores de natal em shoppings, quadras comerciais e áreas externas de prédios residenciais.

 

O objetivo da operação é reduzir os riscos de choques de incêndios dando segurança aos festejos do fim do ano.

A fiscalização encerra no dia 15 de dezembro.

O subsecretário do Sistema de Defesa Civil, coronel Sérgio Bezerra, explica que a fiscalização tem a finalidade de evitar acidentes. “Entre as principais dicas, recomendamos não fazer gambiarras ou sobrecarregar tomadas com outros aparelhos e utilizar filtro de linha para prevenir sobrecarga ou descarga atmosférica”.


O subsecretário acrescenta que em caso de acidente o Corpo de Bombeiros deve ser acionado imediatamente, pelo 193. “Deixe o local isolado para que não tenha acesso de pessoas e não retire objetos do local, é perigoso. Tenha calma e aguarde o socorro”, ressaltou.


O consumidor deve estar atento ao comprar enfeites natalinos. É importante verificar se o produto possui certificação do Instituto Nacional de Meteorologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e, para maior segurança, exija nota fiscal.

OUTRAS RECOMENDAÇÕES:

- Não deixar a árvore de natal próxima à cortinas, sofás e guarda-roupas, pois são materiais de fácil combustão;

- Desligar o pisca-pisca quando sair de casa ou dormir;

- Dê preferência à lâmpadas que não esquentam;

- Revise fios elétricos decorativos antes de instalá-los;

- Somente coloque a fiação na árvore se ela estiver desligada;

- Cuidado com as crianças! Geralmente elas são atraídas pelos enfeites e ao tocarem a decoração correm risco de levar choque.

 

COMENTÁRIOS