compartilhar

THE BEST: UnB é a única instituição do Distrito Federal com nota máxima no Inep

O estudo divulgado nesta segunda (27/11) avaliou instituições de ensino superior nas áreas de saúde, exatas e tecnologia

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta segunda-feira (27/11) a lista dos indicadores de qualidade do ensino superior no Brasil.

Entre as 2.121 instituições avaliadas, 55 são do Distrito Federal e apenas uma recebeu a nota máxima.

Na escala de 1 a 5, a Universidade de Brasília (UnB) foi a mais bem avaliada. O resultado segue a tendência do cenário nacional, no qual as faculdades públicas têm notas melhores do que as particulares.


O estudo do Inep apresenta o Conceito Preliminar dos Cursos (CPC) e o Índice Geral dos Cursos (IGC), e revela a nota das instituições nas áreas de agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia.

 

Também foram avaliados os tecnólogos em agronegócio, estética e cosméticos, gestão hospitalar e gestão ambiental.UnB é a única instituição do DF com nota máxima no Inep

As graduações que apresentam notas 1 e 2 podem ser penalizadas pelo Ministério da Educação (MEC).

 

Entre as sanções, está prevista a suspensão da abertura de vagas. Além disso, o MEC pode fazer visitas para detecção de problemas. Na Grande Brasília, nenhum dos estabelecimentos de ensino examinados obteve avaliação de nível 1.

Entretanto, 10 faculdades tiraram nota 2 no IGC e, por isso, estão no radar do Inep.

O secretário de Regulação e Supervisão do instituto, Henrique Sartori, ressaltou a necessidade de analisar os dados com cuidado e alertou: os índices baixos não significam, necessariamente, que as instituições são ruins. “É importante olhar o todo. Os cursos e alunos que fizeram o Enade partem de uma base regular e estão inseridos em um contexto social que deve ser analisado, antes de qualquer julgamento”, justifica.

 

Fonte: *Metropole/Clipping

COMENTÁRIOS