compartilhar

DEZEMBRO MOLHADO: Este mês terá muita chuva e tempo nublado, aponta previsão do INMet

A expectativa do Inmet encontra respaldo no alto volume de chuvas registrado em novembro. O instituto ainda não fechou os dados consolidados, mas estima índice de 334,7 milímetros, mais de 100mm a mais do que os 231mm esperados para o mês.

Dezembro começa com uma sexta-feira (1º/12) chuvosa e de céu encoberto a nublado.
E, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo se mantém assim durante quase todo o mês.
O índice pluviométrico médio nos últimos 31 dias do ano é de 246 milímetros, mas o órgão aposta que possa cair ainda mais chuva no Distrito Federal neste período.

No total, o Inmet registrou chuva em 22 dos 31 dias de novembro, entre pancadas isoladas e tempestades generalizadas.
Quando choveu forte, como no último dia do mês (30/11), os níveis dos reservatórios que abastecem o Distrito Federal aumentaram. De quarta para quinta-feira, o volume da barragem do Descoberto subiu de 7,2% para 8,2%, a maior alta diária em oito meses.

Esses números trouxeram algum alívio em meio à pior crise hídrica enfrentada na história da capital federal.
Porém, os níveis dos reservatórios continuam baixos, o que preocupa as autoridades em relação à próxima estação seca.
Na segunda-feira (27/11), um dos dias mais chuvosos do ano, o governador Rodrigo Rollemberg decretou emergência por 180 dias contados desde então.

Além disso, a ampliação do racionamento para até 48 horas não está descartada. Porém, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) não tem previsão de quando tal medida pode ser tomada. Confira aqui as regiões sem água nesta sexta-feira

 

Fonte: *Via:CB/Clipping

COMENTÁRIOS