compartilhar

DUAS RODAS: Maior percurso de mountain bike do Brasil é inaugurado em Brasília

Trilha União Parque Nacional de Brasília será inaugurada neste domingo (3/12). Percurso total chega a 136km

 Será inaugurada neste domingo (3/12) a “Trilha União Parque Nacional de Brasília”.

Com extensão de 45km o trajeto liga o circuito de trilhas da Floresta Nacional (Flona) de Brasília (44km) e o circuito da Serrinha do Paranoá (aproximadamente 47km), localizado na Área de Proteção Ambiental (APA) do Planalto Central.

 

Ao todo, as trilhas somam 136km e compõem o maior circuito para mountain bike do Brasil.

A pista é voltada tanto para os ciclistas quanto para os amantes da caminhada, e integra quatro unidades de conservação federal (UCs): Flona de Brasília, Apas do Planalto Central e do Rio Descoberto, e Reserva Biológica (Rebio) da Contagem.

 

O percurso também é parte integrante do projeto de implementação do “Caminho dos Goyazes/Trilha Missão Cruls”, com aproximadamente 600km de extensão, que ligará as cidades goianas de Cavalcante e Goiás Velho, por meio da parceria entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o governo de Goiás, municípios e da sociedade civil.

 

A ideia de implementar uma trilha em volta do parque surgiu de discussões entre o ICMBio e o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), com o objetivo de adotar medidas de proteção à fauna ao longo da rodovia DF-001.

Foram confeccionadas placas de sinalização e materiais educativos sobre a importância das unidades de conservação. Além disso, o DER-DF reduziu a velocidade da via para 60km/h e instalou radares, entre outras medidas.

Reprodução

 

Fonte: *Metropole/Clipping

COMENTÁRIOS