Image and video hosting by TinyPic

 

Image and video hosting by TinyPic

 

compartilhar

SEMANA DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL: Hemocentro quer novos cadastramentos de doador de medula óssea

De acordo com o Inca, o doador ideal (irmão compatível) só é encontrado em 25% das famílias brasileiras. Fundação realiza cerimônia de abertura na próxima segunda-feira (18), às 10h Comentar

De 18 a 23 de dezembro, a Fundação Hemocentro de Brasília promove a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, a fim de incentivar o cadastramento de novos doadores de medula óssea e atualização de dados de quem já está registrado como doador.

 

O transplante é um dos procedimentos indicados a pacientes com doenças hematológicas e deficiências no sistema imunológico.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o doador ideal (irmão compatível) só é encontrado em 25% das famílias brasileiras. Quando não há alguém na família, é preciso identificar um doador alternativo a partir dos registros voluntários.

 

Nesse caso, a chance de o paciente encontrar um doador compatível é de uma em cada 100 mil pessoas, em média.

Além de estimular o cadastro de doadores, a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea visa a destacar a importância de manter os dados cadastrais atualizados, principalmente telefone e endereço, para que o doador possa ser localizado quando for detectada compatibilidade.

 

A atualização pode ser feita pela internet, no site do Inca, responsável pelo Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome): www.inca.gov.br/doador.

Para se cadastrar como doador de medula óssea, o voluntário deve ter entre 18 e 55 anos, estar em bom estado desaúde e não ter doenças infecciosas ou incapacitantes. O atendimento deve ser agendado pelo telefone 160, opção 2.

 

No Hemocentro, o interessado deve apresentar documento de identidade oficial com foto. Após orientações sobre o procedimento de doação de medula óssea, é coletada uma amostra de sangue para o exame de histocompatibilidade (HLA), que identifica as características genéticas do doador.

HOMENAGEM A DOADORAS

Para dar início à semana de mobilização no Distrito Federal, a Fundação Hemocentro de Brasília realiza cerimônia de abertura na próxima segunda-feira (18), às 10h. Duas doadoras serão homenageadas no evento, que contará com a participação de representante da Secretaria de Saúde e outras autoridades.

O Hemocentro está localizado Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 03, conjunto A, bloco 03 (Asa Norte). O atendimento é de segunda a sábado, das 7h às 18h.

 

COMENTÁRIOS