compartilhar

PACIÊNCIA: Sistema da PF para retirar passaporte em Brasília só agenda data a partir de março

Segundo Polícia Federal, problema se deve a acúmulo de trabalho e recesso de servidores. Polícia diz que situação é comum em começos de ano.

Quem precisa marcar entrevista para retirar passaporte no Distrito Federal só está encontrando data para agendamento com a Polícia Federal a partir de março.

Segundo a corporação, o problema se deve ao acúmulo de trabalho e recesso de servidores.

Ainda de acordo com a PF, novas vagas devem ser abertas nesta sexta-feira (5) com a finalidade de atender os viajantes em datas mais próximas, graças à recomposição das equipes de policiais.


A emissão de passaportes é de responsabilidade de cada superintendência espalhada pelo Brasil. De acordo com a Superintendência do DF, a situação é uma característica que acontece no restante do país e costuma ocorrer em começos de ano.

O servidor público Lincon Alves afirmou ao G1 que está tentando agendar a renovação do passaporte para a mulher dele desde o começo desta semana. Eles pretendem embarcar para o México, de férias, em março.


Segundo ele, o pacote de viagem é promocional. Por isso, analisa sair do DF para renovar o documento. “Ainda não fechei a viagem e até pensamos em ir para Anápolis ou Goiania porque não queremos perder essa oportunidade de viajar. Sempre que entro no site todas as datas aparecem como indisponíveis”, declarou.

Veja como conseguir seu passaportePassaportes entregues pela PF (Foto: Márcia Callegaro/G1)

O tempo de espera por um agendamento para emissão de passaporte comum no Brasil varia de acordo com a época do ano e o lugar do país. Os requerentes devem pagar uma taxa de R$ 257,25 para a emissão do documento, que tem validade de 10 anos.

Depois, têm que comparecer ao posto da Polícia Federal com os documentos necessários. A entrega do novo passaporte deve ser feita em no máximo seis dias, segundo o órgão.


A seguir, confira o passo-a-passo para tirar o passaporte comum no Brasil. Mais informações podem ser obtidas com a Polícia Federal, pelo telefone 194 ou no site.

 

  1. Preencha o formulário eletrônico para nova emissão no site da Polícia Federal.
  2. Será gerado um boleto para pagamento de uma taxa (que é de R$ 257,25 para o passaporte comum). Fique atento ao prazo de validade da guia.
  3. O sistema também realizará um agendamento da data em que será preciso ir ao posto da PF.
  4. No dia e horário agendados, vá ao posto de atendimento escolhido levando o comprovante de pagamento do boleto, o protocolo da solicitação, o comprovante de agendamento e os documentos originais.
  5. Os agentes da PF colherão impressões digitais dos dez dedos e tirarão uma fotografia.
  6. O solicitante receberá um protocolo com a data de entrega do passaporte (no máximo, seis dias úteis).
  7. É preciso ir retirá-lo pessoalmente, levando um documento de identidade. Se não for buscado num prazo de 90 dias, ele será cancelado. Menores de 18 deverão estar acompanhados.

 

 

Fonte: *Via G1/Clipping

COMENTÁRIOS