Image and video hosting by TinyPic

 

Image and video hosting by TinyPic

 

compartilhar

NOVOS COLETIVOS: GDF anuncia renovação da frota com 50 ônibus, mas não dá prazo

Rodrigo Rollemberg (PSB) apresentou os novos veiculos que começam a circular na próxima segunda (29/1)

O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) anunciou a renovação da frota de ônibus do Distrito Federal.

O chefe do Executivo local, entretanto, não deu prazo para que os 2,7 mil veículos do sistema público de transporte da Grande Brasíia sejam substituídos por novos.


O anúncio ocorreu nesta quarta-feira (24/1), quando o governador apresentou 50 novos coletivos.

 A compra corresponde a apenas 1,8% da frota.

Os veículos vêm com sistema de biometria facial instalado, sinal de sistema de posicionamento global (GPS) e motor mais potente e econômico. Eles começam a circular nas ruas a partir de segunda (29).

JP Rodrigues/Metrópoles

Os veículos das linhas da Viação Piracicabana na bacia 1 serão os primeiros trocados.

Atualmente, atendem Planaltina, Guará, Sobradinho, Plano Piloto, Cruzeiro e Universidade de Brasília (UnB).


 

“Esses veículos vão garantir mais qualidade e segurança para o transporte público do Distrito Federal”, disse Rollemberg. Essa medida, segundo ele, somada a outras que estão em curso — como as obras do trevo de triagem norte, expansão do metrô em Samambaia, extensão do tempo de integração do Bilhete Único — vão melhorar o serviço prestado à população.

Embora seja obrigatória no período de, no máximo, sete anos, a troca atual se dá com quatro anos de uso dos veículos. A antecipação ocorre para que a frota incorpore novas tecnologias.


O GPS, por exemplo, será usado para fornecer os horários dos ônibus em tempo real por meio de aplicativo, de forma a dar mais conforto aos usuários.

“O planejamento começa pela Bacia 1. Entregamos 50 novos veículos, um novo plano de circulação na cidade e implementamos bilheteria no terminal de Planaltina. Daqui para frente, as melhorias serão frequentes em todo a Grande Brasília”, disse o secretário de Mobilidade, Fábio Damasceno.


Cerca de 91 mil pessoas utilizam o terminal de Planaltina todos os dias. Elas vão contar com mais 246 viagens — até hoje, eram aproximadamente 555 — disponíveis diariamente. Com isso, o intervalo entre elas será reduzido, em média, 11 minutos.

Resultado de imagem para ONIBUS NOVOS DF

 

COMENTÁRIOS