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VÍTIMAS DA BUROCRACIA: 96 escolas públicas da Grande Brasília não receberam verba de 2017 para reformas

Recursos da última parcela de 2017 do Pdaf estão travados para 14% dos centros de ensino. Secretaria de Educação diz que escolas sem repasse estão 'em fase de regularização'.

Das 685 escolas públicas do Distrito Federal, 96 ainda não receberam as verbas da segunda e última parcela do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (Pdaf) do ano passado.

O número corresponde a 14% do total.

O projeto foi criado para aumentar a autonomia financeira dos centros de ensino – o dinheiro deve ser utilizado em reformas e pequenos reparos na estrutura dos prédios.


A maior parte das escolas que ficou sem o dinheiro está localizada em Ceilândia, cidade-satélite que concentra a maioria das unidades da capital federal. As aulas na rede pública vão começar em 15 de fevereiro.

Problemas de estrutura no Centro de Ensino Fundamental 25, em Ceilândia (Foto: TV Globo/Reprodução)

Uma das escolas prejudicadas foi o Centro de Ensino Fundamental 25, no P Norte, que atende cerca de 2.600 alunos.

"Atrapalha muitos os alunos. Nós temos aulas de manhã, de tarde e à noite. À noite, a sala fica muito escura. O professor reclama, os alunos reclamam", afirmou o diretor do centro de ensino, Isnã dos Santos Ambrósio.


Além dos problemas relacionados à quantia de 2017, a primeira parcela do Pdaf de 2018 ainda não foi paga.

A Secretaria de Educação anunciou que terá verba em torno de R$ 100 milhões para o programa neste ano; em 2017, forma disponibilizados R$ 72 milhões.


A resposta da secretaria

 

A Secretaria de Educação informou que as 96 escolas que ainda não receberam o repasse referente à segunda parcela do Pdaf de 2017 estão "em fase de regularização ou procedimento processual para efetivação do repasse", mas não disse quais são as pendências.

Quanto às parcelas de 2018, a secretaria afirmou que o acerto será feito "à medida que houver prestação de contas por parte das unidades escolares".

 

Fonte: *Via G1/Clipping

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