compartilhar

EMPOSSADOS: Novos servidores da Saúde são recebidos em cerimônia no Museu da República

Solenidade ocorreu na manhã desta segunda-feira (22) e reuniu mais de mil profissionais nomeados em janeiro e empossados neste mês

Mil cento e trinta e um profissionais de saúde que tomaram posse em fevereiro participaram de solenidade de acolhimento nesta segunda-feira (22) no auditório do Museu da República.

 

 

Eles fazem parte dos 1.455 aprovados em concurso do governo do Distrito Federal e nomeados em 14 de janeiro deste ano.

 

Ao todo, são 357 médicos, 22 auxiliares em saúde, 626 técnicos de enfermagem, 5 cirurgiões-dentistas, 83 enfermeiros e 38 especialistas em saúde.


"Apesar de todas as dificuldades, estamos fazendo um esforço muito grande para melhorar a qualidade da saúde em Brasília", afirmou o governador Rodrigo Rollemberg, que esteve na abertura da cerimônia.

Novos servidores da Saúde são recebidos em cerimônia no Museu da República

O chefe do Executivo destacou que foi autorizada a duplicação de jornada, de 20 para 40 horas, de 349 servidores da rede em várias especialidades. "Isso demonstra o compromisso de garantir à população um atendimento de qualidade."


Após a abertura da solenidade, os profissionais acompanharam palestra sobre humanização no atendimento e, até as 17 horas, equipes da Secretaria de Saúde estarão no museu para que os novos servidores assinem o ato de exercício e sejam informados da unidade de lotação.

 

Em seguida, eles devem se apresentar ao local de trabalho para serem incluídos na escala de serviço. Até o fim da semana, todos que passarem por esse processo já deverão estar trabalhando, de acordo com a pasta.


"Estamos priorizando UPAs [unidades de pronto-atendimento] e emergências de todos os hospitais", explicou o secretário de Saúde, Fábio Gondim, sobre a lotação dos novos profissionais.

 

O aumento no quadro de pessoal também ajudará na reabertura do Centro Obstétrico de Santa Maria — fechado para partos desde julho de 2015 — e reforçará os trabalhos no Hospital Materno-Infantil de Brasília.


Duplicação
O aumento na jornada de servidores da Saúde, uma das demandas da categoria, foi autorizado em 4 de dezembro pela Câmara de Governança Orçamentária, Financeira e Corporativa do Distrito Federal.

 

Essas aprovações pelo grupo são feitas quando há disponibilidade financeira e orçamentária.

O próximo passo para efetivar a ampliação é a publicação no Diário Oficial do DF, que deve ocorrer em breve, segundo a secretaria.


Também participaram da cerimônia a subsecretária de Gestão de Pessoas, Flavia Cáritas, e o presidente do Conselho de Saúde do DF, Helvécio Ferreira.

 

COMENTÁRIOS