Image and video hosting by TinyPic

 

Image and video hosting by TinyPic

 

compartilhar

JOSÉ GERALDO MACIEL: Réu na Pandora, ex-secretário de Arruda e Roriz se forma em direito

Ex-secretário de Saúde do GDF, o engenheiro José Geraldo Macielconquistou mais um diploma no início desta semana: a graduação em direito pelo Centro Universitário Euro-Americano (Unieuro).

Além da pasta comandada na gestão de Joaquim Roriz, Maciel ocupou a Casa Civil durante o governo de José Roberto Arruda (PR).


Com quase 80 anos, José Geraldo Maciel tem um motivo especial para ter escolhido o novo curso, ele se diz injustiçado por responder a crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.


 

Maciel é um dos envolvidos na Operação Caixa de Pandora, escândalo que revelou, em 2009, a existência de um esquema de corrupção de distribuição de propina a parlamentares e integrantes do governo local.

Caio Barbieri/Metrópoles

José Geraldo Maciel, ao centro, de cabelos grisalhos, durante a colação de grau

Acusações
Além de chefe da Casa Civil na gestão Arruda, José Geraldo Maciel foi secretário de Saúde do GDF no governo Roriz, função que lhe rendeu a acusação de ter contratado empresas para campanha publicitária sem licitar o serviço: o valor total passava de R$ 1 milhão.

 

A decisão decretou a perda da função pública e dos direitos políticos de Maciel por cinco anos, além da proibibição de contratar com o poder público ou de receber benefícios fiscais ou creditícios.

Na Caixa de Pandora, ele responde pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Em março de 2016, a 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou pedido de habeas corpus da defesa de Maciel que alegava estar extinta a punibilidade no processo em razão da idade do acusado. Em novembro de 2015, foi condenado pela 6ª Vara da Fazenda Pública por improbidade administrativa.


Em setembro de 2017, o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou liminar apresentada pela defesa pedindo a suspensão da ação penal contra ele na Justiça do DF por envolvimento na Caixa de Pandora.(*Por:Janela Indiscreta)

 

Fonte: *Via Metropole/Clipping

COMENTÁRIOS