compartilhar

VIDA DE CRISTO: Via Sacra de Surdos comemora uma década neste sábado (24). VEJA VÍDEO

Espetáculo é o único do tipo no Brasil. A apresentação é 100% feita em língua de sinais, com tradução simultânea para os ouvintes. A entrada é franca

Em 2018, a Via Sacra de Surdos comemora dez anos de existência, promovendo inclusão social e religiosidade à comunidade.

O evento ocorrerá neste sábado (24), na entrequadra 3/4 da Estância Mestre D’Armas, em Planaltina/DF, a partir das 16h.

 

A organização espera reunir mais de 2,5 mil pessoas com e sem deficiência.

O espetáculo, que tem entrada franca, é um dos únicos no país a ser apresentado completamente em Libras (Língua Brasileira de Sinais), com tradução simultânea.

Unindo arte, fé e superação, o espetáculo é feito por uma equipe de 250 pessoas – incluindo pessoas com diferentes níveis de surdez e ouvintes, que fazem a tradução para o público.

 

Assim, o público poderá compreender os últimos momentos da vida de Cristo. O espetáculo dura 4h30 e mostra desde a última ceia de Jesus e os doze apóstolos, passando pela morte na cruz e finalizando com a ressurreição.

Preparativos

 


 

Desde o início de fevereiro, os preparativos para o espetáculo estão a todo o vapor.

 

Os ensaios ocorrem semanalmente e, além de preparar os atores para a encenação, existe um incentivo a uma maior participação na comunidade em que eles moram e de mais contato com a vida espiritual.

O intuito é mostrar que a pessoa com deficiência pode ir além das barreiras físicas, ou de comunicação, imposta a eles.

Para comemorar a década de existência, de acordo com um dos organizadores do evento, Lucas Joab Mariano, haverá uma surpresa que promete “emocionar” o público presente. “Dando a oportunidade para os surdos, é possível ver que eles tem muita capacidade”, assegurou o organizador.

 

Mariano lembra que um dos exemplos é o próprio ator que representa Jesus Cristo. Johnny Alves Lima é professor de Libras no CAIC de Planaltina. A surdez profunda não o impediu de crescer profissionalmente, como pedagogo e pós-graduado em educação bilíngue, nem de ser ativo na sociedade.


Organizado pela Pastoral do Surdo de Brasília, o evento conta com a realização do Governo de Brasília e da Associação Cultural de Arte Inclusiva Namastê. Para auxiliar com os custos, haverá a venda de camiseta do evento no valor de R$ 25,00.

10ª Via Sacra de Surdos de Brasília 
Dia 24 de março (sábado), a partir das 16h
Local: No campo de futebol entre as quadras 3 e 4, da Estância Mestre d’Armas, em Planaltina/DF

 

COMENTÁRIOS