compartilhar

RECURSOS DO BID: Saneamento básico e ambiental no Distrito Federal terá investimento de 100 milhões de dólares

Em todo o Brasil, mais de 100 milhões de pessoas ainda não têm acesso a serviços adequados de coleta de esgoto.

A informação é do Instituto Trata Brasil – organização formada por empresa

s interessadas em melhorias do saneamento básico e na preservação dos recursos hídricos.

Para o Distrito Federal, medidas já estão sendo tomadas para sanar alguns problemas relacionados à questão do trato do esgoto local.

Na última semana, o Senado Federal aprovou um empréstimo de 100 milhões de dólares, feito ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o intuito de concluir obras de saneamento e melhorar a gestão de recursos hídricos e urbanização.


O senador Hélio José (Pros-DF) afirma que os mais beneficiados serão moradores de localidades mais carentes. “O dinheiro servirá para fazer o saneamento básico na cidade doe também para poder resolver a questão do lixão da Estrutural e das famílias que dali tiravam seu sustento”, comenta.


O parlamentar destaca ainda que as melhorias podem ajudar na prevenção de doenças. “Saneamento básico é fundamental. Por que uma população só não fica doente quando realmente tem um sistema de esgotamento sanitário bem feito”, completa.

O valor liberado pelo Senado corresponde a cerca de R$ 325 milhões no câmbio atual. O dinheiro será aplicado no Programa de Saneamento Ambiental e Gestão Territorial do Distrito Federal.

Economia em saúde

Em relação ao âmbito nacional, a especialista de políticas em indústria da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ilana Ferreira, afirma que, em alguns casos, o serviço de saneamento oferecido é de baixa qualidade.

 

De acordo com ela, investir em redes de esgoto de qualidade representa economia em outras áreas da gestão pública.

“A falta de esgoto significa rio sujo. Quando um gestor público entender que, se ele investe um real em saneamento, ele vai economizar quatro reais em um posto de saúde, ele vai ver que é muito mais inteligente investir em uma companhia de saneamento”, ressaltou.

No Brasil, o saneamento básico é um direito assegurado pela Constituição Federal, e trata-se de um conjunto de medidas que visa preservar o meio ambiente, prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida da população.(*Por:Marquezan Araújo)

 

COMENTÁRIOS