compartilhar

RUMO AO BURITI 2018: Frejat anuncia desistência ao GDF, mas Rosso faz contraproposta para unir chapas

'Não aceitamos essa desistência e acreditamos que ele vai voltar atrás', diz Rosso (PSD), que representa coligação de 5 partidos. Frejat (PR) concorreria em chapa com 4 partidos.

Pré-candidato pelo PR, o ex-secretário de Saúde do Distrito Federal Jofran Frejat anunciou nesta terça-feira (17) que vai desistir de concorrer ao Palácio do Buriti nas eleições deste ano.

A declaração foi dada em reunião com o presidente do PSD no DF, Rogério Rosso, que fez uma contraproposta: a união das coligações que envolvem PSD e PR e a união em torno do nome de Frejat para encabeçar uma chapa única de oposição ao atual governo.

Segundo Rosso, até a publicação desta reportagem, não era possível afirmar que Frejat desistiu da candidatura.

 

“Não aceitamos essa desistência dele e acreditamos que ele vai voltar atrás.”

 

O deputado federal Rogério Rosso integra uma coligação que reúne PSD, PSDB, PPS, PSC e PRB. Já Frejat representa PR, PP, MDB e DEM.

Até esta terça, Rosso só considerava se lançar na disputa caso Frejat desistisse da candidatura. No entanto, afirma que vai trabalhar pela união das duas coligações.

Desdobramento

 

A coligação de Rosso já apoia a pré-candidatura de Izalci Lucas (PSDB) ao Buriti. Caso Frejat aceite a proposta do representante do PSD, Izalci disse ao G1 que pode desistir da candidatura ao governo do Distrito Federal.

"Se o Jofran viesse para cá sozinho, não teria nenhuma dificuldade [em desistir da candidatura ao Buriti]", declarou Izalci.

 

Prazos eleitorais

 

O calendário eleitoral tem prazos a serem observados por candidatos, partidos, eleitores e pela própria Justiça Eleitoral.

O prazo para registro de candidaturas começa a partir do dia em que o partido realiza a convenção partidária, tendo que ocorrer entre os dias 10 e 30 de junho do ano eleitoral.

Ao contrário do prazo de início, a data de término é fixa e ocorre sempre no dia 5 de julho do ano da eleição.

A disputa ocorrerá no dia 7 de outubro, em primeiro turno, e no dia 28 de outubro, nos casos de segundo turno.

 

Fonte: *Via G1/Clipping

COMENTÁRIOS