Image and video hosting by TinyPic

 

Image and video hosting by TinyPic

 

compartilhar

AEDES AEGYPTI: Secretaria de Saúde confirma mais 131 casos de dengue nesta semana

Na Grande Brasília, 4.196 pessoas foram diagnosticadas com a doença em 2016

A Secretaria de Saúde confirmou mais 131 casos de dengue na oitava semana epidemiológica de 2016 (de 21 a 27 de fevereiro), de acordo o Informativo Epidemiológico nº 9.

 

Até o momento, 4.196 casos da doença foram confirmados em moradores de Brasília, e 539 em residentes de outras unidades da Federação que usaram a rede pública do Plano Piloto e cidades-satélites.


As cidades-satélites com os maiores índices são Brazlândia, com 871 confirmações desde o início do ano; Ceilândia, com 483; e São Sebastião, com 449.

 

O boletim indica oito ocorrências classificadas como dengue grave (hemorrágica) em moradores do "quadrilátero". Das quais, quatro resultaram na morte do paciente.


O documento também apresenta os dados das outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

 

Sete pessoas foram diagnosticadas com o zika vírus. Delas, três são gestantes. A chikungunya também teve aumento em relação ao ano passado com 14 confirmações — em 2015, havia sido duas no mesmo período.


O informe traz os dados da semana passada sobre o zika vírus e a febre chikungunya, que não foram apresentados no último balanço por causa de problemas no banco de dados do Sistema Nacional de Notificação de Agravos (Sinan), do Ministério da Saúde.


Como alguns casos demoram a ser registrados, os números referentes a cada semana epidemiológica podem sofrer alterações.


Força-tarefa
Nesta semana, haverá 120 soldados do Exército em Taguatinga e no Recanto das Emas, 100 bombeiros em Planaltina e 40 militares da Aeronáutica em São Sebastião para fazer a vistoria nos imóveis em busca de possíveis criadouros do Aedes aegypti. Também haverá fumacês em Brazlândia para combater o inseto.


Tendas
Para facilitar o atendimento às ocorrências suspeitas, foram instaladas duas unidades de atenção à dengue: uma em Brazlândia (em 11 de fevereiro) e outra em São Sebastião (em 19 de fevereiro). As localidades  apresentavam os maiores números de casos à época.

De acordo com a secretaria, desde a inauguração até o último levantamento feito na segunda-feira (29), a tenda de Brazlândia havia atendido 2.870 pessoas e feito 1.587 testes. A doença foi confirmada em 515 pessoas. Em São Sebastião, 1.545 pessoas receberam atendimento e 363 fizeram os exames. Destas, 118 receberam resultados positivos. 

 

COMENTÁRIOS