compartilhar

INVENÇÃO: Carro de corrida desenvolvido por estudantes da UnB é exposto em shopping

Veículo conquistou o 14º lugar em competição universitária nacional. Protótipo fica na entrada principal do Brasília Shopping até 13 de março.

Carro desenvolvido por alunos da UnB para simulação da Fórmula 1


Um veículo de corrida projetado por estudantes da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB) está exposto no Brasília Shopping a partir desta quinta-feira (3) até 13 de março.

 

 

O protótipo AF15 atinge velocidade de 169 km/h e custou cerca de R$ 60 mil, bancados por empresas como a Petrobras.

 

 

O veículo da equipe denominada Apuama Racing tem 2,9 m de comprimento, 1,2 m de altura e 1,6 m de largura.

 

O modelo está na entrada principal do estabelecimento, na frente da loja Renner.


Os alunos atualizam o veículo anualmente para participar da etapa brasileira da Fórmula SAE, simulação da Fórmula 1 promovida pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade entre universitários.
Carro desenvolvido por alunos da UnB para simulação da Fórmula 1 (Foto: Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília/Divulgação)

 

O time da UnB conquistou o 14º lugar na edição do ano passado, em disputa com alunos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), entre outras.

 

A meta da Apuama Racing para este ano é desenvolver o AF16 e ficar entre as cinco melhores equipes na edição nacional. O primeiro e o segundo lugares vão representar o Brasil nos Estados Unidos, na competição mundial da SAE com mais de cem concorrentes.

 

 

Os carros são avaliados em testes de materiais, segurança e viabilidade da produção em larga escala. Os estudantes também precisam elaborar uma apresentação do veículo e justificar a escolha de soluções em engenharia automotiva

 

A SAE organiza edições mundiais e nacionais do evento para incentivar estudantes a colocar em prática o conhecimento aprendido na academia. Na etapa de 2015, competiram 49 equipes brasileiras em Piracicaba (SP).

 

Fonte: *G1 - Clipping

COMENTÁRIOS