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NOVA FROTA, ATÉ JUNHO: Começa renovação de micro-ônibus que operam em Brazlândia

Decreto de dezembro de 2015 determina que veículos sejam trocados até junho deste ano

Os moradores de Brazlândia contam desde o início desta semana com dez micro-ônibus novos para fazer as linhas circulares da cidade-satélite.

 

Os veículos antigos foram substituídos porque atingiram a idade de 7 anos, validade da frota determinada pela Resolução n° 176, de 1986, do Conselho de Transporte Público Coletivo do GDF.


O prazo se encerraria em 2015, porém, em dezembro, as cooperativas ganharam mais seis meses, a contar de 1º de janeiro, para efetuar a troca dos 400 veículos que atendem a Grande Brasília.

 

A autorização foi dada por meio do Decreto nº 37.011, de 23 de dezembro de 2015.

 

O prazo já conta com o tempo para a inspeção periódica.Começa renovação de frota de micro-ônibus que opera em Brasília

 

 

As cinco cooperativas de transporte que operam em Brasília deverão fazer a troca até a data limite estabelecida pelo governo local.

 

 

A primeira a realizar as substituições foi a Cooperativa de Transporte do Distrito Federal (Cootarde), cuja frota de 150 veículos atende Brazlândia, Gama, Santa Maria, Taguatinga, Ceilândia e Riacho Fundo II.

 

A previsão é que outros 15 micro-ônibus sejam substituídos até o fim de março no Gama e em Santa Maria.


Segundo o diretor-técnico do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), Márcio Antônio Ricardo de Jesus, as empresas precisam apresentar cronograma para a renovação.

 

Ainda operam em Brasília a Cooperativa dos Profissionais Autônomos de Transporte Alternativo do Gama (Coopatag), a Cooperativa de Transportes Ltda. (Cootransp); a Cooperativa Brasiliense de Transportes Autônomos, Escolares, Turismo e Especiais do Distrito Federal (Coobrataete) e a Cooperativa dos Transportes Públicos do Distrito Federal (Coopertran).

"A renovação é, acima de tudo, uma preocupação com a segurança dos passageiros. Ela também dará mais conforto e qualidade ao serviço prestado à população."


As cooperativas foram contratadas após licitação em 2007 e começaram a operar no ano seguinte.

Elas são responsáveis pelas linhas circulares das regiões administrativas de Brasília até 2018.


O governo do Distrito Federal repassa mensalmente às cinco operadoras o valor referente às gratuidades definidas por lei — estudantes, idosos e pessoas com deficiência. O restante da arrecadação das cooperativas é fruto do pagamento do valor da passagem pelo passageiro.

 

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