Image and video hosting by TinyPic

 

Image and video hosting by TinyPic

 

compartilhar

SEM LIBERDADE: Estátua da Liberdade, de 35 metros, da rede Havan é barrada em Brasília

Inauguração da loja está prevista para 3 de novembro, no SIA. Empresa entrou com recurso para tentar garantir instalação da réplica

A rede de lojas de departamentos Havan, criada em Santa Catarina, vai abrir em Brasília no próximo dia 3 de novembro. 

Com 116 estabelecimentos físicos, e-commerce e presença em 15 estados, a versão brasiliense ficará na no SIA, Trecho 14, ao lado do hipermercado Makro.

A Havan é conhecida por vender grande variedade de produtos, como peças de vestuário, aparelhos eletrônicos, objetos de decoração, entre outros.

Construção da Havan em Brasília

Marca registrada da rede, a réplica da Estátua da Liberdade também estará presente na nova unidade.

A loja de departamentos Havan será inaugurada mas a instalação da réplica da Estátua da Liberdade, símbolo da rede catarinense, não foi autorizada pela Administração Regional do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA).


A empresa, no entanto, garante que a estrutura de 35 metros de altura será erguida.Construção da Havan em Brasília

A Havan solicitou uma licença para engenho publicitário à administração, mas a autorização foi negada porque o projeto ultrapassa os 12 metros previstos no Decreto nº 29.413/2008. 

A norma dispõe sobre o plano diretor de publicidade no Plano Piloto e nas cidades-satélites.

 

 De acordo com o órgão do GDF, a empresa apresentou recurso.

A administração enviou uma consulta ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) sobre a decisão, ainda que o lote onde funcionará a loja — no Trecho 14 do SIA — não esteja incluso na poligonal de tombamento. A entidade ainda não se pronunciou.


Moradores do Distrito Federal discordam da instalação da estátua. “Fere completamente o tombamento de Brasília, pois é um monumento com uma altura considerável”, reclama Nabeel Musa Jadallah. “Vão esperar erguer para depois mandar que retirem?”, questiona Marcelo Vicente.

A empresa afirma não ter informação sobre o impedimento para a instalação da réplica e ressalta que o diretor de expansão, Nilton Hang, manteve o planejamento de contar com a estátua. A base do monumento já foi construída.

A Havan é conhecida por vender grande variedade de produtos, como peças de vestuário, aparelhos eletrônicos, objetos de decoração, entre outros. A rede tem 116 estabelecimentos físicos em 15 estados do Brasil, além da loja virtual.

Instalações
A Estátua da Liberdade de Nova York (EUA) tem 92,9 metros de altura e pesa mais de 24 mil toneladas. 

A estrutura inaugurada em 1886 foi um presente da França aos Estados Unidos. No Brasil, a Havan tem instalado réplicas nas unidades espalhadas pelo país.

Na vizinha Valparaíso (GO), a rede inaugurou uma loja com uma estátua de 35m de altura — tamanho padrão da rede. A maior está localizada no município de Barra Velha (SC), a 130 km de Florianópolis, com 57m, e a primeira foi inaugurada, em 1995, no estacionamento da loja de Brusque, com 25m, no estado catarinense.

 

Fonte: *Via Metropole/Clipping

COMENTÁRIOS