compartilhar

ATÉ ESTA TERÇA: INMet divulga alerta para risco de temporal em todo o Distrito Federal

Expectativa é de 'chuvas intensas e rajadas de vento'. Veja os cuidados recomendados pelo órgão.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMet) emitiu alerta de chuvas fortes para todo o Distrito Federal das 15h30 desta segunda-feira (5) às 10h de terça (6).

Segundo o aviso, há possibilidade de ventos intensos – entre 40 e 60 km/h –, e chuvas de até 50 milímetros neste período.

O alerta também cita "baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas".

O aviso engloba Goiás, Mato Grosso e Tocantins.

Alerta do Inmet para 5 de novembro — Foto: Inmet/Reprodução

 

Durante este período, os especialistas recomendam alguns cuidados para evitar acidentes, como redobrar a atenção com buracos nas ruas e evitar ficar em locais muito abertos, como telhados e piscinas (veja detalhes abaixo).

Para a meteorologista Maiane Araújo, a combinação de fatores como alta umidade e calor "é o combustível ideal para formação de nuvens de chuva".

 

"Sempre que o INMet emite um aviso, é para gerar um 'start de atenção', porque a atmosfera está potencialmente instável e pode apresentar riscos."

 

 

Cuidados

 

Enquanto o alerta amarelo for válido, o Inmet também faz as seguintes recomendações:

 

  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados a tomadas;
  • Em caso de rajadas de vento, é importante não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
  • Não é recomendado estacionar veículos perto de torres de transmissão e de placas de propaganda;
  • Em caso de necessidade, é possível buscar mais informações junto à Defesa Civil, no telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros, pelo 193.

 

COMENTÁRIOS